06 maneiras de preservar o meio ambiente

Itapema é atração dos turistas por possuir praias e pontos turísticos lindos, que encantam qualquer um. O Sul é estado modelo do Brasil em organização e limpeza das cidades.

Mas, sabemos que ainda existem pessoas que não colaboram com isso, e sujam a natureza e o meio social em que ele mesmo usa. Triste!

Mas, não vamos falar disso! Nesse post vamos te mostrar, que com pequenas atitudes, podemos colaborar pra um meio ambiente mais saudável, um espaço limpo, e principalmente, conservar as belezas naturais que nossas praias são ricas! Vamos lá.

Parece obvio falar, mas, jogue o lixo no lixo. Se não tiver alguma lixeira próximo, guarde seu lixo na bolsa, no bolso, e deixe para jogar fora quando você estiver em casa. Jamais, pense que por ser “pequeno”, seu lixo não vai afetar o meio ambiente. Ele vai! E não é isso que queremos, né?

Você sabia que Itapema conta com equipes voluntárias para limpar a praia? Sim!!! Você pode estar buscando algum grupo, e fazer parte dessa ação. Caso você não conheça ninguém, não se preocupe, você pode fazer sua parte apenas tirando uma horinha do seu dia, e se dedicando a encontrar lixos e recolhendo-os, jogando no seu devido lugar.

Uma outra dica similar, é andar sempre com um saquinho na bolsa, e ir recolhendo os lixos que encontrar no caminho que precisar percorrer durante seu dia-a-dia. Isso faz uma diferença e tanto, você não imagina quanto!

Entre o industrializado e o ecológico, opte pelo ecológico! Sim! Isso mesmo. Não é nenhuma novidade falar sobre canudos de papel, sacolas de pano, e por ai vai. Virou febre pouco tempo atrás a conscientização dessa ação. E você pode fazer sua parte com pequenos atos como: optar pelo ecológico. Ao ir no supermercado, leve uma “ecobag” (aquelas bolsas de pano que você pode encontrar em qualquer lugar), se for poucos produtos, opte por não colocar na sacola plástica. Os plásticos demoram anos para se decompor quando jogados na natureza! 🙁

Separe seu lixo. Esse é fácil porque Itapema possui em todos os prédios a estrutura dos lixos separados por “orgânico” e “reciclável”.

Que incrível, né? Basta você colaborar! Não custa separar seu lixo em etapas, e colaborar pro “pós” lixo, o destino que ele é encaminhado.

Isso é muito comum durante a temporada, mas não deveria. Alguns turistas costumam pensar que por não morarem em Itapema, não são responsáveis pela preservação da cidade, e prejudicam significativamente nossa natureza.

Não deixe seus copos de bebida, garrafas de bebida, resíduos de alimentos, sacos de alimentos, enfim, não deixe seu lixo na praia.

Você respira tão somente por causa da mãe natureza, então, respeite seu lar!

Não deixa nada além de pegadas na praia

Nós da Mercatto apoiamos essa causa, e você? Vamos fazer nossa parte para um mundo melhor? 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *