Como ter a cozinha dos seus sonhos?

Como ter a cozinha dos seus sonhos

Com certeza a cozinha é um dos espaços mais importantes de um imóvel, visto que além do preparo de refeições, ela também se tornou um cômodo social, onde são feitas reuniões com família e amigos. Sendo assim, não é à toa que grande parte das pessoas desejam ter a cozinha dos sonhos.

No entanto, para isso é preciso um bom planejamento, sendo necessário levar em consideração não apenas a beleza, mas também unir com organização, praticidade e funcionalidade. Assim, além de se tornar um ambiente agradável esteticamente você ainda não irá sofrer para limpar ou arrumar posteriormente. E então, quer saber como ter a cozinha dos seus sonhos? Leia o post de hoje até o fim.

1. Avalie suas necessidades e dia a dia

O primeiro passo é pensar em sua rotina para que você crie uma decoração alinhada com a realização de tarefas, sem atrapalhar a circulação ou convívio no ambiente. Sendo assim, pense em seu dia a dia e no que você e outros membros fazem na cozinha, avaliando os processos diários que cada um se envolve, planejando a disposição dos móveis e eletrodomésticos para facilitar as atividades.

2. Verifique o espaço disponível

A partir da avaliação de sua rotina, verifique o tamanho do espaço, anotando as medidas, disposição de tomadas e outras informações, como o tipo de piso, que podem ser importantes no momento de decorar o espaço. Essa etapa é essencial para que você não tenha problemas futuros com móveis que não se encaixam ou não tenha tomadas o suficiente para ligar seus eletrodomésticos. Conhecer o cômodo e suas características é a melhor maneira de se organizar e criar um bom plano de decoração, não se esqueça disso.

3. Estude bem as cores

A escolha das cores precisa ser bem estudada, visto que são extremamente poderosas. Enquanto algumas podem ajudar a promover maior profundidade no local, tons mais claros, como branco e cinza, podem dar a sensação de amplitude e limpeza, sendo esse último aspecto essencial para uma cozinha. Então, se você é uma pessoa discreta, essas cores são ideais e podem ser combinadas com detalhes mais marcantes, como o preto, dando um ar mais moderno ao local. Agora, se prefere o colorido, utilize tons como amarelo, vermelho e laranja, visto que dão vida ao ambiente e ainda estimulam o apetite.

Crie um jogo de cores harmonioso para que a iluminação do espaço não seja prejudicada e deixe o ambiente muito carregado.

4. A iluminação faz toda a diferença

Além das cores, outro item fundamental na decoração é a iluminação, visto que se for fraca pode influenciar na vivacidade das cores e caso contrário pode sobrecarregar o ambiente. Portanto, o mais recomendado é ter um equilíbrio entre a intensidade da luz e as cores utilizadas. Além disso, é preciso observar a iluminação natural para que as lâmpadas sejam apenas um complemento durante o dia e auxílio no período noturno. Faça um jogo de luzes brancas e amarelas, apostando também em pendentes para direcionar a luz. Eles serão de grande ajuda no momento de deliminar a incidência de iluminação.

5. Explore a altura dos móveis

Caso sua cozinha seja mais compacta, uma boa dica é utilizar as paredes a seu favor. Prateleiras e nichos são ótimas opções para armazenar itens decorativos ou até mesmo funcionais, como os eletrodomésticos. Além disso, as superfícies de móveis e eletrodomésticos, como geladeira, também podem ser seus aliados no momento de decorar ou armazenar algo. Contudo, fique atento! Quanto mais utilizado o item for, mais fácil ele precisa ser alcançado.

6. Use e abuse de vidros

Os vidros promovem sensação de amplitude, sendo muito recomendados para clarear ambientes, visto que refletem a luz e aumentam a iluminação. Além disso, eles promovem um ar mais moderno e charmoso ao ambiente, podendo ser a peça-chave para quem quer transformar a cozinha sem precisar reformá-la por inteiro.

7. Opte por móveis planejados

Os móveis planejados são uma ótima opção para quem preza por beleza e organização. Por serem feitos sob medida, você pode escolher exatamente a cor que deseja, textura, dimensão e funcionalidade, criando um espaço totalmente personalizado em sua cozinha. Além disso, eles promovem um ar mais elegante e organizado ao ambiente, além de valorizarem o imóvel em uma futura venda ou locação.

Então, com as dicas de hoje você será capaz de criar sua cozinha dos sonhos. Lembre-se de ter um bom planejamento para que ela seja um ambiente funcional e não apenas bonito. É importante deixar claro que, caso queira realizar uma reforma em sua casa ou apartamento atual, o mais recomendado é informar à imobiliária para evitar dores de cabeça. Agora, caso esteja à procura de um novo imóvel, deixe claro para ela a importância da cozinha na escolha do local. Com isso, a imobiliária irá agilizar o processo e encontrar o espaço ideal para você e sua família.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s