Como criar uma decoração oriental?

Como criar uma decoração oriental

Hoje em dia, devido à globalização e fácil acesso à informação, não precisamos mais morar em um país para adquirir seus costumes e adotar as decorações características. Inclusive, é extremamente comum encontrar por todo o Brasil os mais variados estilos. Quando falamos de decoração oriental, encontram-se cada vez mais adeptos, visto que ela valoriza o minimalismo e o espaço bem aproveitado. Sendo assim, criar uma decoração japonesa é mais simples do que você pode imaginar! Se você tem vontade, mas não sabe por onde começar, acompanhe o post de hoje até o fim e veja como criar uma decoração oriental em sua casa ou apartamento. 

1. Cômodo

A primeira coisa a se pensar é decidir se a decoração será feita em toda a casa ou apenas em algum cômodo ou parte específica. Caso escolha apenas um local, o mais recomendado é mesclar objetos que possuam diferentes estilos. Isso porque, é importante criar harmonia com o restante do imóvel a fim de evitar criar um cenário temático que não combina com o restante do lar. 

2. Móveis

Lembre-se que os japoneses são minimalistas e por isso você deve escolher móveis que tenham diferentes funções. Assim, além de evitar o excesso de informação no espaço, você ainda o mantém organizado de maneira prática, simples e funcional. 

Além disso, utilizar móveis mais baixos que o normal é uma das maneiras de incluir a decoração oriental em seu lar. Essa é uma das características principais do continente asiático, sendo utilizados em sua grande maioria futons ou camas baixas para o quarto, como no Japão. Vale lembrar ainda que é possível também escolher sofás ou bancos instalados praticamente no nível do chão, que podem contrastar com armários e mesas de cabeceira com pés altos e quadrados. Por fim, você pode complementar com tatames ou tapetes macios no local. 

3. Cores

Quando falamos do estilo oriental, é impossível não lembrar de cores intensas. Portanto, recomendamos apostar em tons como vermelho a fim de promover sensação de aconchego e sofisticação ao mesmo tempo. 

As cortinas podem variar com tecidos mais claros em conjunto com materiais mais rústicos, auxiliando ainda na iluminação do ambiente. Além disso, para dividir espaços, uma boa dica é apostar em biombos, visto que são extremamente característicos. 

4. Enfeites

Para dar um toque especial, você pode apostar em enfeites que tragam à tona a cultura oriental, transmitindo a sensação de que está morando ou visitando o país. Objetos decorativos que caracterizam esse estilo são estátuas de Buda, luminárias japonesas, pinturas de rolagem, almofadas, castiçais e incensos, bonsais e plantas para interiores, etc. 

Como falamos, os tapetes também fazem parte da decoração oriental, mesmo que seja um estilo mais minimalista e simples. Afinal, vestir os pisos com certeza promove um toque diferenciado e harmonioso aos espaços do imóvel. Sendo assim, um tapete persa, turco ou paquistanês sempre será bem-vindo. Obviamente o design deve combinar tanto com os móveis quanto com as cores da decoração, não devendo ser preenchido com demasiados acessórios a fim de não perder seu destaque. 

5. Materiais naturais

Materiais que possuam origem natural estão presentes predominantemente em praticamente todas as culturas do oriente. Ainda que nos últimos anos objetos decorativos industriais e sintéticos tenham aumentado, a decoração mais original é feita com materiais como madeira, bambu, seda, papel de arroz, entre outros.

Vale lembrar que esses itens possuem significado espiritual e são constantemente relacionados à natureza, oferecendo grandes possibilidades para criar diferentes contrastes na decoração dos quartos ou salas da casa ou apartamento. 

6. Estilo

Se você tende para o lado Japonês, sóbrio e sofisticado, opte por itens com estampas menos vibrantes, florais ou com elementos tradicionais do Japão, como pássaros, leques e cerejeiras. Isso porque, o estilo japonês busca mais equilíbrio, valorizando o espaço e mantendo apenas o essencial, sem exageros. 

Já para quem deseja referências chinesas, utilizar tecidos coloridos nos sofás e poltronas é uma boa opção, assim como apostar em vasos de porcelana. Tons como vermelho, dourado e preto são predominantes no local, assim como estampas com dragões coloridos. 

Dicas extras sobre a decoração oriental

  • Escolha iluminar os cômodos com velas aromáticas, visto que elas contribuem para o estilo oriental e moderno;
  • Divisórias de vidro e pedras naturais ajudam ainda a complementar a decoração com materiais da natureza;
  • A banheira tradicional do Japão, chamada de ofurô, também é uma ótima opção para incluir na decoração, além de ser extremamente relaxante;
  • Use e abuse da tradicional luminária com cúpula redonda; 
  • Opte por camas baixas e colchão de algodão, colocados sobre um tatame de madeira.

Então, agora que você já sabe tudo sobre a decoração oriental já pode colocar a mão na massa! Não se esqueça, contudo, de verificar com a imobiliária a possibilidade de grandes mudanças, caso queria ampliar o espaço, por exemplo. Assim, você garante que tudo saia como você sempre desejou! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s