Dicas de decoração para sua sala de jantar

Dicas de decoração para sua sala de jantar

Ainda que a sala de jantar não seja o cômodo mais utilizado de uma casa, pouco a pouco ela vem ganhando cada vez mais espaço. Seja para criar momentos especiais com amigos e família, ou simplesmente fazer uma refeição mais sofisticada, ela faz parte do dia a dia de grande parte das pessoas. Contudo, um fator que faz toda a diferença é a decoração, visto que quando feita da maneira adequada pode promover um visual único ao espaço, além de deixá-lo mais aconchegante e convidativo. Sendo assim, no post de hoje vamos falar tudo o que você precisa saber sobre decoração de sala de jantar e te ajudar a criar uma área ainda mais interessante em seu imóvel. 

1. Planejamento

O primeiro passo é criar um bom planejamento a fim de ter uma decoração adequada de acordo com seus gostos, estilo e necessidade. Isso porque, é comum que as pessoas queiram mudar tudo, mas acabam não dando conta devido à tantas exigências. Sendo assim, coloque em ordem de prioridade o que deseja alterar em seu espaço, desde o revestimento, até os lustres. Além disso, defina um teto de gastos para que você não extrapole o orçamento e acabe perdendo o controle de seu dinheiro. Com isso, além de economizar, a decoração ainda será finalizada em menos tempo. 

2. Espaço integrado

Atualmente, a sala de jantar possui um conceito aberto, ou seja, integrada a outros ambientes, como sala de estar, cozinha, varandas e sacadas. Aqui, o que irá delimitar cada espaço serão os móveis, independente do tamanho do local. Contudo, vale ressaltar que a escolha dos móveis, revestimentos e objetos decorativos devem seguir a mesma linha. Além disso, é preciso deixar um espaço livre para a circulação, que deve ser de, no mínimo, 90 centímetros já com as cadeiras incluídas. 

3. Espelhos

Os espelhos promovem uma decoração mais sofisticada, além de serem ideais para quem possui um espaço mais compacto. Isso porque, ele oferece sensação de amplitude, sendo uma ótima aposta. Contudo, é importante que o outro lado da parede seja interessante para criar um bom efeito, estudando também os focos de luz e os possíveis reflexos que podem causar. 

4. Iluminação

Falando em focos de luz, não podemos deixar de falar sobre a iluminação de uma sala de estar, visto que é um ponto de destaque que deve ser priorizado no projeto. Geralmente, é utilizada a iluminação direta sobre a mesa por meio de luminárias e lustres pendentes. 

O ideal é manter o equilíbrio entre a decoração do ambiente e o estilo da luminária. Ou seja, se você prefere uma decoração moderna, aposte em lustres com design diferenciado. Mas, se prefere um ar mais clássico e sofisticado, o ideal é escolher lustres de cristal e pingentes. 

5. Mesas e cadeiras

O tamanho das mesas e cadeiras deve ser calculado a partir do espaço que você tem disponível, além do tipo de uso. Ou seja, ainda que o espaço seja grande e acomode uma mesa de oito lugares, é preciso entender se esse móvel é necessário dentro de seu estilo de vida e se realmente será utilizado. 

Além disso, escolha o formato da mesa com atenção, visto que existem modelos retangulares, quadrados e circulares. Se o ambiente for pequeno, opte por mesas retangulares, visto que ocupam menos espaço. Por outro lado, caso tenha um espaço maior, as mesas redondas e quadradas são mais indicadas. 

6. Revestimentos

Se você deseja acabar com a monotonia da sala de jantar, uma boa dica é incluir cores nas paredes, pois tons neutros acabam deixam o espaço cansativo visualmente. Se quer despertar o apetite e instigar o paladar, tons de verde ou vermelho podem ser ótimos aliados. Além disso, se tiver um orçamento mais amplo, ainda é possível apostar em revestimentos como pedras ou tijolos aparentes. 

7. Tapete

Esse assunto pode ser considerado bem polêmico, visto que muitas pessoas defendem o uso do tapete, mas também existem aqueles que o abominam. Contudo, é importante deixar claro que ele pode ser usado e isso está relacionado com o gosto de cada pessoa, desde que siga algumas regras importantes. Isso porque, além de ser utilizado de maneira adequada, ele precisa contribuir com a decoração e funcionalidade. 

Sendo assim, o tapete precisa ter uma textura baixa para que não acumule sujeira e facilite a limpeza. Lembre-se de deixar uma sobra do tapete após as cadeiras, mesmo quando estão em uso, para evitar acidentes e impedir a formação de rugas.

Então, com as dicas do post de hoje você vai criar uma sala de jantar estilosa e sofisticada. Vale lembrar ainda que, caso o cômodo seja essencial em seu imóvel e você esteja procurando um novo junto à imobiliária, é importante informar seus gostos e necessidades. Com isso, além de agilizar o processo, ela ainda irá encontrar a casa ou apartamento da maneira que você desejar. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s