O papel da automação residencial na economia de energia em sua casa

O papel da automação residencial na economia de energia em sua casa

Sabia que com a integração dos sistemas de automação residencial na nossa casa ou apartamento podemos gerir de forma inteligente diferentes áreas como iluminação, ar condicionado e água quente e entre outros? E é que o papel da automação residencial parece essencial em nossas vidas, principalmente se o que buscamos é conseguir um aliado perfeito na economia de energia e conforto e segurança em nossas casas. Por isso, neste artigo, queremos mencionar sobre os benefícios da automação residencial como fator diferencial na economia de energia no nosso imóvel.

Por que investir em automação residencial?

Tendo em conta o consumo geral e diário que é possível ter em casa, e a isso juntar o preço da electricidade, água e combustíveis (gás, gasóleo …) que crescem anualmente, optar por investir em sistemas de automação residencial pode ser uma óptima opção a curto e médio prazo. Na verdade, não é nada complicado instalar esses sistemas: tudo depende daquilo que você quer automatizar. O importante é que tenha internet em casa e no seu smartphone para que possa controlar tudo isso de forma remota.

Além do aspecto econômico, focado nos níveis de consumo, não podemos ignorar o impacto ambiental negativo gerado pelo consumo descontrolado. A automação residencial e os seus diferentes sistemas automatizados podem evitar isso com uma gestão inteligente e eficiente de elementos como água, electricidade e combustíveis utilizados em qualquer imóvel.

Como você pode economizar eletricidade, água e combustível com a automação residencial?

  • Utilizam sistemas de regulação de aquecimento, como termostatos: adaptam a temperatura da casa em geral e de todos os seus cômodos.
  • Contam com detector de abertura e fechamento de janela aliado ao sistema de ar condicionado.
  • Instalação de sistemas de controle de regulação centralizados que detectam avarias e possíveis vazamentos de gás de nossos sistemas de ar condicionado.
  • É possível programar e controlar o desligamento de alguns aparelhos elétricos que não precisam de uso regular ou de uso estacionário, como o ar condicionado.
  • Podemos controlar o arranque de electrodomésticos através de programações com base no intervalo de tempo e no preço da energia (que funcionem nos horários mais econômicos).
  • Podemos controlar de forma automática e inteligente as persianas, toldos e cortinas nas residências, aproveitando ao máximo a luz solar, principalmente nos períodos do ano com menos luz solar
  • Controle automático de acender e apagar as luzes do imóvel, tanto internas quanto externas, dependendo das necessidades do dia.
  • Podemos controlar remotamente o sistema de desligar e ligar as luzes, dependendo se saímos ou estamos chegando em casa.
  • Monitorizar todos os sistemas de automação instalados no lar através de um App.

Por que é importante monitorar o consumo de energia?

Se decidirmos monitorizar os nossos sistemas de automação residencial, seremos capazes de gerir de forma individual e inteligente o nosso consumo diário, bem como detectar imediatamente qualquer avaria ou problema de funcionamento em qualquer um dos nossos eletrodomésticos ou equipamentos da nossa casa.

Por exemplo, se controlarmos ou monitorizarmos o nosso fornecimento de energia eléctrica, podemos não só manter um controlo mais exaustivo dos gastos efetuados, mas também podemos melhorar os nossos hábitos de consumo e comportamento na nossa própria casa. Mas isso não é tudo: se formos daqueles que têm uma instalação de painéis fotovoltaicos, melhoramos a eficiência e reduzimos a dependência externa e o custo da energia utilizada.

Benefícios da automação residencial no dia a dia

  • Contribui para aumentar a qualidade de vida, pois torna mais versátil a distribuição das nossas casas.
  • Melhora as condições ambientais, ou seja, a temperatura da casa, criando diferentes cenários que podem ser pré-definidos.
  • Permite que as casas sejam muito mais funcionais, garantindo uma combinação perfeita da vida doméstica, profissional e lazer.
  • É fácil de ser adaptada e fornece soluções para todos os tipos de imóveis: casas novas, ou em construção, ou em plena reforma.
  • Oferecem diferentes funcionalidades que se adaptam ao nível econômico de cada um, graças à sua grande variedade, evolução tecnológica e facilidade de gestão.
  • Permite obter informações interessantes que nos permitirão avaliar e modificar, se necessário, os nossos hábitos e aumentar a nossa economia e eficiência em casa.
  • Esse sistema atua de forma inteligente, permitindo programar diferentes cenários para atender às nossas necessidades em nossa casa.
  • Podemos monitorar e gerenciar de forma inteligente nossa produção de energia. Saber, a todo momento, com quanta eletricidade estamos enviando para a rede.

A automação residencial é acessível para todos?

A resposta é sim! Para falar a verdade, a automação residencial está ao alcance de todos os bolsos. Obviamente, dependerá do investimento que você deseja fazer. Mas atualmente, o mercado de automação residencial oferece diversas alternativas tecnológicas e de preço para que com um pequeno investimento possamos ter uma casa inteligente que nos permitirá não só recuperar esse investimento no curto a médio prazo, mas também ter uma casa que respeite meio ambiente, e oferece alta eficiência energética, conforto, segurança e obtenção de resultados de economia da conta de luz e dinheiro, logo no primeiro ano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s