5 dicas para comprar um apartamento usado!

Um apartamento pode ser o início do sonho de muitas pessoas, aquela vontade de deixar de morar com os pais, porém com a restrição financeira de não conseguir comprar um apartamento novo… o que leva muitas pessoas a iniciar seu sonho em um apartamento usado.

E para que você possa ter mais confiança na hora de escolher o seu tão sonhado apartamento, vamos dar 5 dicas para evitar problemas na compra.

1 – Orçamento/Financeiro

É o início de tudo, antes de efetuar qualquer tipo de pesquisa em jornais ou na internet, é preciso definir o seu orçamento, verificar qual é o percentual da sua renda que pode ser reservado para a compra do apartamento usado.

2- Definição dos seus requisitos

A compra de um apartamento usado provavelmente será algo que irá durar por um  período razoável da sua vida, sendo assim é preciso pensar naquilo que considera como essencial para a sua vivência.

Em relação à localização do imóvel (se há escolas próximas, farmácias, mercados, etc), itens do edifício como: academia, salão de festas, playground, estacionamento. Iluminação dentro do apartamento (face norte, sul), quantidade de cômodos, entre outros itens.

Definidos estes requisitos a busca pelo imóvel se tornará mais fácil.

3 – Iniciar a pesquisa pelo apartamento usado

Depois que possuir o seu orçamento definido e os requisitos que o seu apartamento precisa ter, chegou a hora de iniciar a pesquisa de verdade.

Existem algumas opções para isso: procurar através dos portais imobiliários, nos quais é possível filtrar as buscas especificando os dados que considera como essenciais para o seu apartamento.

Além de poder efetuar visitas virtuais, uma segunda opção seria a busca através de anúncios de jornais, ou através de sites de corretoras de imóveis ou algum anúncio colocado diretamente em um apartamento.

Além da metragem e do preço do imóvel, verifique sempre qual o valor das taxas de condomínio e o que o mesmo oferece para verificar a relação de custo X benefício.

4-Visitação

Nesta etapa com toda a sua programação já em mente, chegou a hora de visitar pessoalmente os apartamentos escolhidos, procure se possível chegar um pouco antes do horário marcado para que possa verificar como é o entorno do prédio, se há pontos de ônibus, padarias, mercados, entre outros.

Leve uma pequena lista com as possíveis dúvidas que possa ter para perguntar ao corretor, verifique o estado de conservação minuciosamente: instalações elétricas e hidráulicas, móveis que irão permanecer no imóvel, se há mofo nas paredes.

Se realmente gostar do apartamento procure marcar uma outra visita em um horário diferente para que possa verificar as questões referentes à  iluminação, barulhos dentro do apartamento e  trânsito  em períodos distintos.

5- Oferta ao proprietário

Agora que encontrou aquele apartamento do jeitinho que queria, chegou a hora de dar o último passo, o momento da compra do imóvel.

Antes disso, busque informações a respeito da regularidade do imóvel, se todos os impostos estão quitados, IPTU, taxas de condomínio entre outros e se for o caso de inadimplência quem será o responsável por arcar com estes custos.

Feito isso e determinados todos os prós e contras da compra, é preciso fazer a oferta pelo apartamento, depois de analisar vários imóveis você já possui uma base de quanto é o valor médio cobrado dentro da realidade atual do mercado, sendo assim se achar que o valor está acima do valor poderá pedir uma redução de 5 a 10% do valor em uma proposta.

Procure negociar, mas não queira baixar o preço além do que ele vale, pois pode acabar perdendo o seu apartamento dos sonhos.

Conclusão

Outras dicas que podem ser úteis na hora de se programar para essa compra.

A primeira delas é criar uma planilha de excel para ter um controle dos seus gastos e assim saber com maior precisão o quanto poderá despender para a compra do apartamento, e até economizar um pouco mais, para conseguir realizar mais cedo a sua compra.

Segundo, procure guardar alguns valores sobressalentes como férias, décimo terceiro e o FGTS como valores para a entrada do apartamento usado.

Terceiro, não esqueça de incluir nos seus gastos os valores de taxas como água, luz e condomínio, pois a partir da compra estas despesas passarão a ser suas.

Quarto, busque por um corretor de imóvel que possua referências para que possa te auxiliar com maior confiabilidade durante todo o processo.

Quinto, se possível durante a vistoria final do imóvel, leve um profissional técnico que possa analisar se há problemas estruturais, se as instalações elétricas e hidráulicas realmente estão em boas condições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *