Alugar ou comprar um apartamento, qual a melhor opção?

Alugar ou comprar um apartamento, qual a melhor opção

Você já pensou em se mudar para um apartamento? Talvez esteja pensando nisso agora mesmo e sabemos que é importante, nesses processos, que tudo corra bem. No entanto, quando isso acontece sempre surge uma dúvida: “É mais interessante comprar ou alugar um apartamento”?

Pensando nisso, várias ideias podem chegar, diversas vantagens e desvantagens em diversos pontos.

Aqui não queremos dizer a melhor opção para você porque não sabemos de suas necessidades e desejos, queremos apresentar os pontos positivos de cada uma, que podem fazer com que sejam a melhor opção.

Bem, mas de nada adianta ficarmos aqui, vamos adentrar mais nessa oportunidade! Se mesmo depois das nossas dicas você tiver dúvidas sobre alugar e comprar imóvel, entre em contato com a imobiliária em Itapema, os profissionais qualificados vão te ajudar a encontrar o imóvel do seu sonho.

Alugar X comprar

Com o objetivo de deixar mais esclarecido o que se deseja aqui, vamos passar os pontos mais importantes nesse processo. Então, você deseja alugar ou comprar? Sua decisão pode mudar após ler o que será dito aqui!

Lembrando que estamos falando de pontos positivos e negativos de cada um, sendo assim, também se torna importante uma análise pessoal.

Alugar um apartamento

Acompanhe aqui as vantagens e desvantagens de alugar um apartamento.

Pontos positivos

Claro, se mudar, sair daquele local que não gosta mais. Bem, isso é completamente possível em imóveis comprados, mas você teria que lidar com um desperdício, muitas vezes.

Uma casa ou apartamento alugado não exige de você nada a mais, sem documentação, sem problemas!

Além disso, a maioria das pessoas preferem uma casa para morar e utilizam o apartamento para alugar. Como por exemplo, para aluguel de temporada, em locais específicos.

Além de tudo isso, o aluguel pode ser considerado mais barato, principalmente dependendo do tipo de compra que iria fazer. Alguns financiamentos, por exemplo, não valem a pena.

Pontos que merecem atenção

Bem, o local não é seu e pode acabar tendo que lidar com aquele cobrador chato. Isso é um problema, principalmente para quem deseja mais liberdade e facilidade no dia a dia.

Você precisa se preocupar com o aluguel, caso não pague pode ser expulso, sabemos disso! Por isso, esse é um dos pontos mais negativos que devem ser considerados no momento da escolha.

Lembrando também que é uma questão pessoal que deve ser trabalhada. Você pode ficar mais tranquilo em um local que seja completamente seu. A melhor maneira de verificar essa possibilidade é fazendo um estudo de como você se sente e a possibilidade de gastos que você tem.

Comprar acaba sendo a melhor opção para quem possui dinheiro para fazer tal ação, mas não é um caso perdido para outros.

Comprar um apartamento

Para comprar um apartamento você precisa de um certo planejamento. A verdade é que nem todos os consumidores conseguem pagar valores de entrada, com isso o financiamento de imóveis é uma boa opção, mas será que é suficiente mesmo?

Agora vamos ver os pontos positivos e os negativos de comprar um apartamento, seja em qual região for.

Pontos positivos

O principal ponto positivo com toda certeza é a segurança de que você possui algo para você. Esse talvez seja um dos princípios menos mensuráveis, é uma realização própria, pessoal, mas extremamente importante para quem passa uma vida inteira pagando aluguel em casas.

Sendo assim, outro critério extremamente importante para se falar aqui é que os apartamentos são geralmente mais baratos do que casas.  Se você deseja escolher um apartamento para comprar, pode se encontrar a preços razoáveis e, feito um financiamento da maneira correta você ficará apenas “pagando o aluguel”.

Quando as parcelas acabarem você estará completamente livre, e aquele apartamento é seu!

Também devemos pensar que comprando um apartamento você pode fazer a alteração que desejar! Esse é um grande problema dos locais que são alugados, já que eles proíbem expressamente mudanças grandes na estrutura da casa.

Pontos negativos

Os pontos negativos estão relacionados ao processo para a compra de um apartamento. Apesar de não serem os mais difíceis, é sempre importante lidar com a parte burocrática e muitas vezes é fundamental possuir um advogado que possa fazer isso.

Geralmente, você não é feito de bobo, os compradores e vendedores são direitos e buscam realmente fazer negócio, mas uma situação atípica pode acontecer, não é?

Outro ponto negativo de comprar um apartamento é a demora no pagamento e a possibilidade de ficar sem casa ao final. Se você começar a dever o financiamento feito você terá problemas com banco e geralmente ele utiliza dos meios mais diretos para conseguir tirar a casa do seu nome.

Conclusão

Com isso conseguimos apresentar os pontos positivos e os pontos negativos! Faça uma análise ponderada daquilo que deseja, geralmente pessoas que são solteiras e gostam de viajar buscam aluguel, enquanto aqueles que estão mais “presos” a uma vida com filhos e obrigações maiores, preferem comprar.

Todos os pontos negativos e positivos ditos aqui foram para demonstrar como essa é uma área sem resultado direto, mas com toda atenção para um resultado bem pensado.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *