Como criar um home office aconchegante?

Por mais que já estivesse em ascensão, o home office se tornou ainda mais presente na vida dos brasileiros devido à pandemia do Covid-19. Ainda que ela já tenha completado um ano, uma coisa é certa: esse modelo de trabalho veio para ficar. Inclusive, muitas empresas já informaram que esse será o modelo adotado mesmo no cenário pós-pandêmico. Portanto, o que era pra ser apenas um escritório improvisado, deve se tornar um espaço mais sério e, claro, aconchegante. Afinal, se temos conforto em nosso dia a dia no trabalho a produtividade aumenta, assim como sua qualidade de vida.

Então, se quer saber como criar um home office aconchegante sem deixar a funcionalidade de lado venha com a gente e leia o post de hoje até o fim!

1. Iluminação e posição solar

Antes de escolher o espaço de seu home office, é preciso avaliar a posição solar durante o dia e a iluminação que recebe. Caso esteja procurando um novo imóvel junto à imobiliária, confirme com ela para que não haja dores de cabeça posteriormente. Por mais que pareça simples, esse fator é fundamental para seu conforto durante a jornada e consequentemente irá afetar em sua produtividade. Além de um cômodo com boa iluminação natural, também é preciso utilizar pontos de luz ou luminárias que imitem a luz do dia em cima da mesa.  

2. Tamanho e tranquilidade do espaço

O tamanho do cômodo irá depender de suas atividades, se você costuma receber clientes ou não. Sendo assim, ele precisa ser suficiente para abrigar todos os itens relacionados ao trabalho sem que fiquem entulhados ou atrapalhem a circulação. O local precisa ter pelo menos uma parede livre e que seja grande o suficiente para acomodar uma mesa com todos os acessórios e itens necessários do dia a dia. Além disso, escolha um local que seja tranquilo e livre de barulhos para que você consiga manter sua concentração ao longo do dia.

3. Cores apropriadas

Para deixar o ambiente aconchegante, mesmo que seja para o trabalho, você pode incluir algumas cores mais adequadas. Por exemplo, caso o espaço seja pequeno, o branco é uma ótima opção, pois promove sensação de amplitude. Já o vermelho, que deve ser usado com cuidado para não causar ansiedade, é ideal para gerar energia. Sendo assim, cores mais fortes devem ser incluídas nos detalhes, como quadros motivacionais ou outros objetos decorativos.

4. Cadeira de qualidade

Um dos itens principais de um home office aconchegante é a cadeira, que precisa ser de qualidade, confortável e ainda respeitar a ergonomia da pessoa. Isso quer dizer que suas medidas e estofado precisam ser adequados para o trabalho em longos períodos. Uma das regras que a cadeira precisa atender é que os pés devem alcançar o chão totalmente, mas caso contrário deve-se incluir um descanso de pés para mantê-los na posição adequada. Quando for adquirir sua cadeira, opte pelas opções com braços e encosto reguláveis, pois são capazes de se adequar facilmente a diferentes pessoas.

5. Móveis

Além da cadeira, móveis como estante e escrivaninha devem ser avaliados cuidadosamente. Isso porque, não basta escolher apenas as opções mais bonitas. Você também precisa verificar se eles serão funcionais em seu dia a dia para que te ajudem a manter a produtividade, não o contrário. Sendo assim, livros, aparelhos eletrônicos e agendas precisam ser facilmente alcançáveis no momento em que você precisar deles. Além disso, organize todos os itens de maneira que os mais usados fiquem sempre próximos de você. Caso não tenha espaço para incluir os dois móveis, você deve optar pela escrivaninha e incluir prateleiras na parede acima dela. Ou, você também pode apostar nos móveis planejados, visto que por serem feitos sob medida você consegue adequá-los de acordo com o espaço disponível.

6. Organização

Por fim, mas não menos importante, a organização será fundamental para seu conforto e produtividade no dia a dia. Portanto, tenha uma lixeira por perto para descartar papéis e utilize porta-treco para guardar lápis, caneta, bloquinhos, etc para evitar deixar a mesa bagunçada. Além disso, assim que terminar o dia, coloque tudo no devido lugar, ajeite os itens na mesa e passe um paninho. Não se esqueça de realizar suas refeições na cozinha ou outro cômodo da casa, pois farelos e pequenas sujeiras podem atrair insetos.

Então, com as dicas do post de hoje você será capaz de criar um home office extremamente aconchegante e funcional. É importante ter um bom planejamento para que que você tenha o espaço que sempre desejou. Portanto, crie uma lista com os itens que deseja mudar e adquirir e coloque-os em ordem de prioridade, lembrando também de estipular um orçamento máximo para não extrapolar. Por fim, pense por quanto tempo planeja se manter no imóvel, pois assim, você já pode contratar uma imobiliária para te ajudar a encontrar a casa ou apartamento ideal.

Visite nosso site, clicando aqui e converse com um de nossos corretores.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é image-3.png

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *