Como decorar uma sala pequena?

decorar sala pequena

A sala é um dos ambientes mais utilizados e preferidos das pessoas. No entanto, com o crescimento da população, os espaços se tornam cada vez menores, surgindo a necessidade de criar ambientes inovadores, funcionais e esteticamente agradáveis. Ao procurar ideias de decoração, por outro lado, facilmente encontramos decorações em salas grandes e espaçosas. Mas, então, como criar uma boa decoração em salas pequenas? Então, se essa também é sua dúvida, continue lendo o post de hoje e aprenda como decorar esse tipo de ambiente e deixar sua sala ainda mais aconchegante.

1. Planejamento e imobiliária

Bom, primeiramente é preciso criar um planejamento sólido e real. Isso porque, ainda que seu espaço seja reduzido, é comum que surjam novos gastos conforme você vai decorando ou reformando uma sala. Caso você não tenha um planejamento, além de demorar mais tempo para tudo ficar pronto, sua vida financeira pode se tornar uma verdadeira bagunça. Uma boa dica é medir seu espaço para depois comprar os móveis, como sofás, prateleiras, mesas, entre outros. Com isso, você não irá precisar quebrar a cabeça para encaixar todos eles.

Por fim, mas não menos importante, caso ainda esteja à procura de um imóvel, é importante conversar com sua imobiliária para que ela encontre o apartamento ou casa ideal. Como possui maior conhecimento de mercado, ela é capaz de entender todas as suas necessidades e exigências.

2. Ambiente integrado

Criar um ambiente integrado pode ser a saída perfeita para promover sensação de amplitude no ambiente. Conhecidos também como cozinha americana, esses ambientes unem espaços como sala, cozinha e sala de jantar em um único local. A derrubada de paredes faz com que o espaço fique realmente maior e ainda seja mais gostoso reunir amigos e familiares. Afinal, todos estarão juntos em um mesmo ambiente.

3. Cores

Como o espaço é pequeno, o recomendado é utilizar tons mais claros e neutros, como areia, branco, cinza, entre outros. Ou também é possível misturar cores escuras combinando com o branco. Já para as paredes e cortinas o ideal é usar cores bem claras para não promover sensação de sufoco. Agora, para os detalhes você pode incluir cores vivas, para deixar o ambiente alegre e aconchegante.

Uma dica especial é instalar as cortinas em um nível alto e que chegue até o chão, optando por tecidos leves. Quando possível ocupe toda a parede com ela e inclua plantas e papeis de parede para criar mais harmonia com o espaço. Já as prateleiras, nichos e painel também podem auxiliar na organização, assim como baú, puff e aparador.

4. Espelhos

Os espelhos são relativamente baratos e promovem sensação de amplitude no espaço, ajudando a refletir a iluminação. Você pode colar espelhos nas paredes, no hall de entrada ou ainda deixar no chão, com uma moldura bem bonita. Além disso, usar espelhos com formatos diferentes pode deixar o local diferenciado, aconchegante e ao mesmo tempo amplo.

5. TV e Sofá

Além de incluir algumas almofadas em seu sofá, não deixe a TV de frente para a janela, visto que a iluminação externa pode atrapalhar com o reflexo. Já o sofá, que pode ser tradicional ou até mesmo modular, recomendamos deixá-lo bem em frente à TV, para que, além de manter o espaço equilibrado, você também tenha conforto em seu dia a dia. Lembrando que a altura e tamanho da televisão devem ser proporcionais ao tamanho do sofá, para não prejudicar sua vista ou conforto. 

6. Iluminação

Você pode brincar com a iluminação e deixar de lado a tradicional lâmpada branca de centro. Crie um jogo de luzes independentes, como um pendente na sala de jantar, luminárias e inclusive um abajur para a sala de tv. Já na cozinha, você também pode usar pendentes sobre a bancada. Ainda é interessante apostar em spots móveis, pois assim você pode direcionar a luz da maneira que desejar ao longo do dia.

Lembre-se que luzes amarelas deixam o ambiente mais aconchegante e intimista. A lâmpada branca e outras cores frias, por outro lado, deixam o local mais claro e iluminado.

7. Organização

Ainda que não seja uma dica de decoração, precisamos falar sobre a organização do ambiente. Isso porque, principalmente em locais menores, quando o espaço fica bagunçado, a sensação se torna ainda maior. Por isso, mantenha sempre a organização de sua sala e se possível aposte em uma decoração mais minimalista. Afinal, quando você começa a incluir muitos objetos decorativos, móveis, cadeiras e mesas, por exemplo, o espaço tende a ficar menor do que realmente é. Quando falamos de sala pequena, menos é mais.

Bom, agora que você já sabe como decorar uma sala pequena, já pode colocar a mão na massa, certo? Não se esqueça de verificar com sua imobiliária possibilidades de reformas, para então deixar o seu ambiente ainda mais aconchegante e do jeito que sempre sonhou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *