Como transferir um imóvel para o meu nome?

A compra de um imóvel é sempre um momento marcante, mas deve ser feito dentro da legalidade para evitar dores de cabeça. Quem está em busca da cidade ideal para investir, poderá escolher Itapema como destino.

Considerada uma das melhores localidades para viver, nela você encontra tudo o que precisa para ter qualidade de vida, acesso a serviços públicos eficazes e ainda morar em uma região que não para de crescer, o que torna a busca por imobiliária em Itapema uma constante para quem deseja investir na aquisição de imóveis e assim aumentar o patrimônio da sua família.

No entanto, esse é um processo que exige atenção, pois é preciso legalizar a compra….

Quer saber como transferir um imóvel para o seu nome? Continue conosco na leitura desse texto para aprender mais sobre essa etapa tão importante.

4 dicas infalíveis na hora de transferir um imóvel para o seu nome

1. Contrate um corretor de imóveis

Seja na compra do imóvel novo,  usado ou em construção, a contratação de um corretor de imóveis é fundamental para que o processo seja realizado da forma mais tranquila possível.

A transferência do imóvel para o seu nome é bastante burocrática e é preciso de conhecimentos sobre as documentações necessárias para a conclusão do processo.

Sendo assim, contratar um corretor é a certeza de que a sua documentação ficará pronta em menor tempo e de forma segura.

Além disso, em caso de adquirir um imóvel de terceiros, o corretor é responsável por avaliar a documentação atual e assim garantir que você está fazendo uma compra segura.

2.  Reserve um valor em dinheiro para custear as despesas

Muitas pessoas preferem abrir mão da contratação de um corretor de imóveis, pois acredita que é melhor economizar o valor.

No entanto, o que muitos não sabem é que suas despesas poderão ficar maiores que o previsto, quando optam por fazer a transferência por conta própria.

Lembre-se que muito mais que pagar as taxas, as incansáveis idas e vindas em departamentos públicos e cartórios envolvem despesas.

Quando um corretor é responsável pelo processo, ele contará com a experiência profissional para executar as tarefas inerentes à transferência de forma mais econômica possível.

Porém, mesmo com a contratação do profissional é importante que o proprietário reserve um valor em dinheiro para custear todas as despesas. O valor total varia de uma cidade para outra e também é baseado no valor do imóvel.

A margem de gastos fica em torno de 5%  do valor total do imóvel adquirido em condições normais.

3. Conheça a lista de documentos necessários para a transferência

Mesmo que você contrate um corretor de imóveis para lhe auxiliar durante o processo, é fundamental conhecer sobre a lista de documentos necessários.

Veja abaixo quais são os mais comuns:

 Documentos pessoais do vendedor:

  • RG e CPF original e cópia autenticada dos proprietários.
  • Certidão de casamento emitida no prazo máximo de 6 meses.
  • Em caso de união estável, comprovação da situação por meio de documento.
  • Comprovante de endereço.
  • Descrição e comprovação das profissões exercidas pelos proprietários e seus respectivos cônjuges.

Documentos pessoais do comprador:

  • Documentos pessoais, tais como RG e CPF do comprador e se for casado, também do seu cônjuge.
  • Certidão de casamento ou comprovação de união estável.
  • Endereço completo e descrição da profissão exercida pelo comprador e seu cônjuge se houver.

Documentos da imobiliária:

  • Cópia do contrato social autenticada.
  • RG e CPF original e cópia autenticada.
  • Comprovante de inscrição no CNPJ.
  • Certificação na junta comercial.
  • Se houver sócios, é preciso informar endereço e profissão de cada um deles.
  • CND  – INSS e Tributos Federais.

Conclusão

Embora seja um processo chato, cansativo e oneroso, investir na transferência do imóvel é a certeza de que você possui um bem devidamente legalizado. Portanto, estará livre de problemas junto aos órgãos fiscalizadores.

Além disso, seu imóvel  poderá ser vendido pois você estará em dias com as obrigações legais, o que permite a liquidez do seu bem, caso seja necessário.

Não se esqueça que a participação de um corretor de imóveis durante o processo é indispensável para que tudo flua com maior tranquilidade, eficácia e segurança.

Na Mercatto Imóveis você encontra o melhor time de corretores, altamente capacitados e experientes para lhe auxiliar em seu processo de compra de imóvel em Itapema. Entre em contato conosco ainda hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *