Dicas para quem quer construir uma casa na praia

Dicas para quem quer construir uma casa na praia

Morar perto da praia é o desejo de muitas pessoas e isso se deve principalmente ao fato de o Brasil ser um país tropical e recheado de lugares incríveis. Além de oferecer inúmeros benefícios à saúde do nosso corpo, morar perto do mar ainda reduz o estresse e casos de depressão. No entanto, ao decidir construir uma casa na praia é importante tomar alguns cuidados, sendo fundamental realizar o projeto estrutural, ter os profissionais certos, além de se atentar à escolha dos materiais para aproveitar melhor o espaço, aumentar a vida útil da construção e evitar possíveis problemas. Então, pensando nisso, para o post de hoje separamos algumas dicas para você que quer construir uma casa na praia.

1. Estrutura

Obviamente, ao contratar um engenheiro para fazer o calculo estrutural do projeto, ele vai passar todas as informações necessárias para garantir o melhor aproveitamento dos materiais e sua segurança. No entanto, não podemos deixar de reforçar que o ferro é o metal que mais sofre corrosão devido à ação da maresia, sendo necessário proteger corretamente toda a estrutura da obra. Isso serve para as outras estruturas metálicas, como o aço, que também merece atenção. Os materiais mais indicados aqui são o concreto armado, blocos de concreto e os blocos cerâmicos. Além disso, aposte em materiais naturais na fachada, como madeira, bambu, palhas e pedras para deixar a construção ainda mais charmosa.

2. Escolha do terreno

Outro ponto importante é que terrenos próximos à praia podem estar em APAs (Área de Preservação Ambiental), onde as construções são restritas e precisam ser submetidas a estudos de impacto ambiental, podendo aumentar significativamente seus custos. Além disso, é importante ficar atento à documentação, pois muitos terrenos apresentam divergências quanto às escrituras. Inclusive, existem também as APPs (Áreas de Preservação Permanente) onde é proibido construir. Portanto, não feche negócio antes de avaliar todos esses detalhes.

Então, depois de verificar a documentação e viabilidade da construção, observe aspectos gerais, como composição e tipo de solo, metragem, posição solar, aclives e declives, histórico de alagamentos, entre outros fatores importantes.

3. Pisos, paredes e telhados

Para os espaços internos, invista em porcelanato com proteção contra manchas e riscos, ou madeiras tratadas contra umidade e maresia. Em áreas externas, uma boa dica é apostar em pedras e tecnocimento, pois apresentam ótima resistência contra impactos e riscos. Para as paredes externas, é importante adquirir tintas específicas que possuam base elastomérica e acabamento emborrachado, pois são mais resistentes, laváveis e duráveis. Já as paredes internas exigem atenção e cuidados contra mofo e umidade.

Por fim, as telhas podem ser de cerâmica, concreto ou fibrocimento, mas é importante que recebam o tratamento adequado contra as ações da maresia e areia. Além disso, uma camada de verniz acrílico ajuda a aumentar a vida útil das telhas assim como as mantêm limpas por mais tempo.

Agora, se você pretende construir uma casa de praia mais sustentável, uma boa dica é apostar em telhado de argila expandida ou telhado verde, pois promovem conforto térmico com baixo impacto ambiental.

4. Aberturas e esquadrias

Ainda que sejam bonitas e elegantes, as esquadrias de madeira exigem um tratamento bastante minucioso, demandando manutenção regularmente. Lembre-se que as dobradiças e puxadores devem ser de inox para garantir maior durabilidade.

5. Ventilação cruzada

As casas de praia precisam de atenção quando falamos em conforto térmico. Por isso, é preciso ter um projeto com foco na ventilação cruzada. Ou seja, aqui, as portas e janelas são dispostas de maneira que permitam o vento circular de maneira uniforme entre todos os cômodos.

Então, agora que você sabe os principais cuidados para construir sua casa na praia, já pode contratar os profissionais para iniciar seu projeto.

Imobiliária em ItapemaMercatto Imóveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *