Mercado Imobiliário em Itapema 2022: perspectivas

Itapema foi uma das cidades com maior valorização de imóveis no primeiro semestre de 2021. Embora o ano tenha encerrado ainda com os efeitos da pandemia causado pelo novo corona vírus, o mercado imobiliário do município tem grandes perspectivas de aquecimento.

Elas se dão pelo fato de que, mesmo diante das dificuldades, o setor cresceu no ano passado mais do que o esperado. A expectativa era de 2,5%, mas ultrapassou essa margem, chegando a 4%.

O litoral catarinense é um dos locais com maior perspectiva de crescimento, pois é um dos destinos com grande procura por quem deseja morar bem ou investir no aumento do patrimônio.

Com destaque para a cidade de Itapema, que em 2022 terá a ampliação da faixa de areia da Meia Praia, melhorando a infraestrutura, fortalecendo assim o turismo e a economia da cidade.

Veja mais sobre as perspectivas do mercado imobiliário em Itapema 2022 lendo nosso artigo.

O que pode prejudicar o aquecimento do mercado imobiliário em Itapema em 2022?

Certamente, uma das reclamações mais frequentes nos dois últimos anos foi sobre o aumento dos insumos em todos os setores. Na construção civil não seria diferente. O destaque vai para o ferro e a mão de obra.

A alta de preço traz grandes prejuízos, uma vez que ele é indispensável. Além do alto custo, há também a questão da escassez.

Embora o aquecimento do mercado imobiliário traga excelentes oportunidades, é certo que se houver aumento da procura, os custos do ferro e outros insumos se tornarão ainda mais pesados.

Além do alto custo do ferro, uma das preocupações do segmento de construção civil está relacionada à mão de obra profissional. Além de Itapema, Itajaí e Balneário Camboriú são cidades em constante crescimento.

Ou seja, a busca por mão de obra qualificada é intensa nas 3 cidades, quanto maior a procura, maiores serão os custos.

Pensando ao contrário…

Mesmo diante do cenário com aumento dos custos dos insumos para a construção civil, Itapema não para de crescer. Os investimentos feitos na cidade, a tornam cada dia mais atrativa seja para morar ou investir.

Turismo rico e variado, diversas opções de lazer, IDH elevado e segurança são os principais atrativos para quem busca qualidade de vida morando perto da praia.

Quem opta pela cidade como local para morar ou passar férias, tem à sua disposição as mais belas praias pertencentes à rota turística “Costa Verde Mar”.

Por ser uma cidade com tanta qualidade é considerada um dos melhores lugares para se viver no sul do Brasil. O mercado imobiliário, especialmente o de luxo, é o que mais se destaca.

Apartamentos prontos ou na planta com acabamentos no mais alto padrão e desenhados pelos mais renomados arquitetos são os grandes atrativos e os que mais movimentam as vendas em Itapema.

Para quem tem pressa em se mudar as melhores opções são os apartamentos prontos. A mesma opção é válida para os investidores, que desejam rentabilizar o imóvel, uma vez que ele pode ser usado para aluguel fixo ou temporada.

Mas se você faz parte do grupo que tem planos para o futuro, como a mudança de cidade ou o início de uma nova vida, por exemplo, um casamento em um futuro não muito distante, a alternativa mais viável é comprar um apartamento na planta.

Além de fazer uma compra mais vantajosa, você poderá personalizar o ambiente interno, deixando-o com a sua cara e de acordo com as suas necessidades. A mesma opção pode ser aproveitada em quem deseja comprar um apartamento para vender ou alugar.

A compra na planta é uma opção mais econômica e com grande potencial de valorização na hora da venda.

Conclusão

Ao chegar até aqui foi possível perceber que mesmo diante dos desafios da alta dos preços dos principais insumos na construção civil, isso não será uma barreira para o aquecimento do mercado imobiliário em 2022.

Com destaque para Itapema, considerada uma das cidades com maior valorização de imóveis em 2021, os investimentos feitos para melhorar a infraestrutura do município farão com que a procura por aquisição de apartamentos de luxo continue em alta.

Se você busca imóveis de alto padrão com localização privilegiada na beira da praia e ainda assim com fácil acesso aos serviços essenciais, entre em contato com a Mercatto Imóveis e conheça as melhores opções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *