O que considerar na hora de contratar uma imobiliária para seu imóvel?

Na hora de vender ou alugar um imóvel sempre fica uma dúvida sobre contratar ou não uma imobiliária para ajudar nesse momento. É uma oportunidade de ficar mais tranquilo com todo o processo e ter um ótimo marketing imobiliário.

A imobiliária pode te ajudar de várias maneiras enquanto o processo ocorre, desde o anúncio do imóvel nas plataformas que ela possui acesso, até o fechamento do contrato do proprietário com o cliente.

Mas é preciso levar algumas coisas em conta na hora de contratar uma imobiliária. Você quer saber quais são elas? Continue lendo este post.

O que considerar para contratar uma boa imobiliária?

Antes de fechar negócio com qualquer imobiliária, é preciso que você leve algumas coisas em consideração, assim, é preciso pesquisar bem e saber como achar a melhor imobiliária para seu imóvel.

Atendimento ao cliente

A primeira coisa a ficar atento ao pensar em contratar uma boa imobiliária é o atendimento ao cliente que o estabelecimento oferece.

Esse ponto é importante pois, não só o proprietário será um cliente da imobiliária, mas também o futuro comprador do imóvel, ou seja, o atendimento ao cliente fará toda a diferença para quem procura por uma casa e chega até a imobiliária.

Para ter certeza da que está fechando um bom negócio com a imobiliária que será responsável pela administração do imóvel, faça uma visita, converse com clientes da empresa e procure saber da experiência que tiveram com empresa, analise e tire todas as dúvidas referente ao contrato e por fim, veja se os funcionários são atenciosos e eficientes com os clientes, isso fará toda a diferença.

Além disso, é necessário que eles ofereçam um suporte bem completo para você, assim, quando houver alguma dúvida referente aos trâmites eles irão te guiar por toda a negociação.

Verifique a certificação da imobiliária e dos corretores

Outro fator muito importante é checar se a imobiliária atende aos protocolos e é certificada. O Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) é um órgão que regula esses estabelecimentos. Para verificar se a imobiliária possui o registro é só entrar no site do Creci e solicitar a análise.

Mas não são apenas as imobiliárias que precisam desse registro, os corretores também, por isso, são preciso verificar se eles também são certificados pelo Creci. Esse registro mostra o profissionalismo da imobiliária, por isso é tão importante.

O órgão é responsável por coordenar e fiscalizar os corretores e imobiliárias, para garantir uma boa atuação dos profissionais envolvidos, garantindo assim, maior segurança para os clientes.

Reputação da empresa

Para ter certeza sobre a atuação da imobiliária, você precisa checar a reputação dela. Você pode fazer isso ao conversar com antigos clientes ou até os atuais. Além disso, você também pode usar as redes sociais a seu favor, verificando tudo que as pessoas dizem sobre a imobiliária.

Outra ferramenta que pode ser utilizada é pesquisar em sites especializados, como o Reclame Aqui, assim, você verifica que tipo de reclamações a imobiliária vem recebendo. No caso de haver reclamações, verifique o que a empresa respondeu e se o problema foi solucionado.

Anúncios

Outra coisa muito importante é verificar como os anúncios da imobiliária são feitos. Com o acontecimento da internet, muitas imobiliárias passaram a possuir suas próprias plataformas online.

Existem também, plataformas internacionais que cobrem todo o Brasil, como o exterior, que buscam promover os imóveis por um preço mínimo.

Cheque com os corretores quais são os métodos de anunciar seu imóvel, procure por aqueles que irão promover e alcançar o máximo de interessados possível, assim, você garante que irá alugar ou vender rapidamente.

Isso é importante para evitar gastos desnecessários com o imóvel, mesmo com ele desocupado, assim, você não tem dores de cabeça relacionadas a uma casa que nem tem moradores.

Verifique os contratos elaborados

Esse é um ponto muito importante, seja um contrato de compra e venda ou de locação, o documento precisa estar dentro de alguns padrões e leis. Como por exemplo, a Lei do Inquilinato, no caso de aluguel do imóvel.

Para analisar corretamente, existem alguns pontos que você precisa conferir, como qual a destinação do imóvel, se é comercial ou residencial, dados completos do proprietário, dados completos do comprador ou locador, índice de reajustes e termo de vistoria, no caso de locações.

Esses são alguns cuidados que você precisa tomar antes de fechar negócio com qualquer imobiliária. A contratação de um serviço como esse é justamente para facilitar sua vida e evitar algumas dores de cabeça.

Por isso, é importante pensar em tudo isso que foi falado, assim você garante que seu imóvel estará nas melhores mãos, para conseguir os melhores interessados para sua casa ou apartamento.

É importante checar tudo e procurar pela imobiliária que corresponde às suas necessidades da melhor maneira possível, assim não irá precisar se preocupar tanto.

Mercatto – Imobiliária em Itapema oferece as melhores opções para você. Acesse o nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *