O que é e para que serve o CUB

O que é e para que serve o CUB

Em uma obra, os cálculos aparecem desde o orçamento até o gerenciamento durante a execução. E um dos indicadores de custo é o CUB(Custo Unitário Básico). Se você quer saber mais sobre isso, nós da imobiliária Mercatto em Itapema, preparamos esse artigo para você.

O CUB ajuda na pressuposição dos principais custos de construção. Se tornando essencial para conseguir um orçamento mais próximo do correto. O objetivo desse indicador é apoiar o mercado de incorporação imobiliária.

Serve também como comparativo na definição dos custos dos imóveis. A evolução relativa do CUB tem sido usada como indicador macroeconômico dos custos da construção civil. Essa evolução mostra o crescimento dos custos das edificações em geral. 

Quais as categorias o CUB considera

O artigo 54 da Lei Federal determinou que o CUB se trataria dos valores de referência para obras de imóveis por metro quadrado de cada estado brasileiro. E também definiu que os sindicatos estaduais da indústria da construção devem obrigatoriamente publicar mensalmente, até o dia cinco de cada mês, os custos unitários praticados na região.

O padrão de acabamento da obra e o projeto-padrão são dois pontos importantes, pois o CUB é baseado neles. E se referem ao índice de refinamento da construção, e o outro ao tipo de construção civil que será realizado. 

Existem dois modelos. O primeiro é residencial e o segundo  se trata do comércio. Confira alguns exemplos: residência unifamiliar(R1), galpão industrial(GI), projeto de interesse social(PIS), residência multifamiliar(R8 e R16), etc. 

Entenda mais sobre o cálculo

Com base nos diversos projetos-padrão estabelecidos pela ABNT, calcula-se o CUB. Levando em conta materiais de construção, mão-de-obra, equipamentos e despesas administrativas.

O cálculo é feito através de uma metodologia simples que promove indicadores muito realistas, tendo como base: salários, despesas administrativas, preços dos materiais de construção e custos com aluguel de equipamentos. 

Esses valores são verificados mensalmente pelos sindicatos da indústria da construção do Brasil inteiro. Por isso, descobriu-se que existem valores diferentes para o CUB a partir do tipo de construção que será realizada.

Confira a seguir o que o custo unitário básico não inclui: terrenos, elevadores, serviços de infraestrutura/fundação, projetos estruturais e arquitetônicos, instalações e equipamentos, custo em obras complementares, custos com urbanização e jardinagem, etc. 

O CUB é calculado mensalmente pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil e publicado em um relatório, ficando assim disponível para todos que buscam definir os custos a partir dele.

Como calcular?

É importante entendermos como o cálculo é realizado e quais pontos são essenciais para um melhor planejamento e viabilidade do projeto. Antes de qualquer coisa você precisa buscar qual é o CUB vigente no estado em que será realizada a construção.

Devendo considerar mês, tipo de obra e o nível no padrão do acabamento. Após isso, multiplique a área total da construção pelo valor do CUB. Assim, encontrando o custo total da obra. 

Some o valor parcial encontrado pelo CUB ao valor do orçamento dos itens não inclusos. Para simplificar veja como ficará: custo total = CUB x área construída + itens não inclusos.  E para ter mais controle sobre os custos da obra aposte na tecnologia.

Inovação é sempre o melhor caminho para garantir a eficácia nos processos. Sendo assim, usar softwares de gestão voltados para a construção civil promovem maior assertividade e controle no gerenciamento da obra.

Conclusão

Concluindo, o CUB é um dos principais indicadores da construção civil e um dos mais importantes também. A partir dela você pode estimar o custo de uma obra, o que permite fazer reajustes nos valores contratuais. 

Mas, o importante disso tudo é saber que o CUB nada mais nada menos do que um índice de inflação que envolve apenas os custos de construção, dessa forma sendo mais justo. Então, se você vai construir sua casa ou apartamento, não deixe de usar esse indicador excelente.

Pois, irá auxiliá-lo de maneira muito assertiva, ajudando a entender melhor o seu projeto e realizá-lo da melhor maneira possível. 

Mercatto Imóveis. Sua Imobiliária em Itapema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *