O que levar em conta na hora de comprar meu primeiro apartamento?

O que levar em conta na hora de comprar meu primeiro apartamento

Adquirir o primeiro apartamento junto à imobiliária é uma grande conquista para muitas pessoas. No entanto, é fundamental criar um bom planejamento, assim como boas estratégias, para evitar surpresas desagradáveis ao longo do caminho e acabar se arrependendo. O valor investido é relativamente alto e por isso não pode ser gasto de qualquer maneira, mas sim com cuidado e atenção. Justamente por isso, ter a ajuda de uma imobiliária pode ser a saída ideal para quem está em dúvida ou é leigo no assunto. Mas, para te ajudar a entender um pouco melhor como tudo funciona, no post de hoje vamos falar o que você precisa considerar na hora de comprar seu primeiro apartamento.

1. Faça uma boa pesquisa de mercado

Para criar seu planejamento, é fundamental estudar o mercado imobiliário, analisando o preço por metro quadrado dos bairros que você deseja morar. Além disso, analise as formas de pagamento disponíveis, instituições financeiras e construtoras de qualidade. Ainda que pareça muita coisa, na internet existe muita informação disponível e você pode encontrar tudo o que precisa com facilidade. Além disso, a imobiliária também pode contribuir nessa etapa, pois com sua experiência e conhecimento de mercado, pode orientar em relação à situação atual e ajudar na escolha certa.

2. Escolha entre um apartamento novo ou usado

Outro ponto importante é analisar se pretende comprar um apartamento novo ou usado. Assim como tudo nessa vida, ambas as opções possuem vantagens e desvantagens. Por exemplo, nos condomínios atuais é possível encontrar mais opções de lazer, como piscina, espaço gourmet, academia, churrasqueira, etc. No entanto, a metragem das unidades costuma ser menor. Por outro lado, em apartamentos usados, as áreas de lazer não são muito atrativas, mas os apartamentos são mais espaçosos.

3. Estude sobre o método de pagamento

Ao analisar sua vida financeira e a possibilidade de adquirir um apartamento, é essencial estudar as formas de pagamento disponíveis e optar por aquela que mais se encaixa em suas necessidades. Uma boa dica, caso opte pelo financiamento, é dar o valor máximo possível de entrada para que as parcelas sejam menores e você possa quitar em menos tempo. Independente se comprar o apartamento com a construtora ou com o banco, pergunte sobre os juros, taxas, como funciona a amortização e também se é necessário realizar pagamentos extras no caso das construtoras. Dessa forma, você saberá se pode arcar com os gastos ao longo dos anos.

4. Analise a localização

Vale lembrar ainda que sua qualidade de vida também será influenciada pela localização do apartamento que pretende comprar. Portanto, adquirir um imóvel que seja próximo de linhas de metrô, ônibus, comércio, farmácia e outros estabelecimentos importantes para seu dia a dia, é uma boa opção. Afinal, além de promover maiores facilidades, também irá valorizar caso queira vender no futuro. Além disso, dê preferência para apartamentos que sejam perto de seu local de trabalho ou que o acesso para outras regiões da cidade seja facilitado.

5. Observe a vizinhança em diferentes horários

Depois de analisar a localização, é importante conhecer a vizinhança em que vai morar, observando como é a dinâmica do bairro para evitar surpresas desagradáveis. Sendo assim, uma boa dica é visitar a região em diferentes horários do dia para compreender como tudo funciona. Afinal, se você possui filhos pequenos e durante à noite ocorrem festas ou os bares ficam cheios, esse pode não ser o melhor lugar para vocês.

6. Avalie a documentação

Outro ponto de extrema importância e que muitos subestimam é a documentação do apartamento, visto que caso esteja em desacordo pode acarretar em dores de cabeça e problemas com o processo de compra ou financiamento. Sendo assim, verifique se os impostos do apartamento estão em dia, principalmente se ele for usado. Além disso, analise o IPTU, dívidas com o condomínio, a cópia da matrícula, etc. Uma boa dica é contar com a ajuda de profissionais do ramo para analisar e garantir total segurança para sua transação. 

7. Leve em conta as necessidades de sua família

Por fim, não se esqueça de analisar as necessidades pessoais ou da família antes de fechar o negócio. Por exemplo, se você tem filhos ou pretende ter em um futuro próximo, procure um apartamento com pelo menos 2 quartos. Além disso, analise a área de lazer do condomínio, como é a segurança do prédio e das unidades, a infraestrutura do bairro, transporte, escolas, supermercado, entre outros. Ao entender o que vocês realmente precisam a escolha se torna mais simples e certeira.

Então, agora que você sabe quais são alguns dos aspectos mais importantes para analisar antes de comprar seu apartamento, já pode começar a procurar o imóvel ideal para você.

Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.

Imobiliária em ItapemaMercatto Imóveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *