O que você precisa saber antes de começar sua reforma

Realizar uma reforma para muitos pode ser sinônimo de dor de cabeça e estresse. No entanto, quando bem planejada, com projeto estrutural e profissionais especializados, ela pode ser feita de maneira organizada e com redução de danos. Vale lembrar ainda que uma reforma não é apenas uma necessidade, mas também uma maneira de trazer personalidade e conforto para determinado ambiente. Portanto, ela deve ser vista como um ato de carinho tanto pelo espaço quanto por quem mora ali. Sendo assim, é importante estar ciente como será a reforma e os detalhes que o processo exige. Por isso, no post de hoje vamos falar o que você precisa saber antes de começar sua reforma.

O que saber antes de começar a reforma?

Como falamos, é necessário estar ciente sobre o processo de reforma, por onde começar e o que não fazer para não se perder. Uma reforma pode ser estressante ou prazerosa e tudo irá depender da maneira que você encara as coisas e dos profissionais contratados. Entenda melhor abaixo:

Orçamento

O primeiro passo é estudar sua situação financeira para entender o quanto você pode gastar na reforma. Isso porque, é muito comum as pessoas iniciarem a reforma, mas depois de um tempo precisarem dar uma pausa por falta de dinheiro. Além disso, não adianta planejar a casa ou apartamento de seus sonhos se o dinheiro não for suficiente para concretizá-lo. No entanto, isso não significa que você não possa reformar, mas sim que deve estudar o que realmente pode arcar. Se pretende reformar por cômodos, planeje o orçamento começando pelo mais barato para ter tempo de juntar mais dinheiro para os mais caros. Já para reformas gerais, planeje o orçamento mensal de acordo com o tempo em que a obra levará para ser concluída. Lembrando que essa informação você pode adquirir com um arquiteto.

Planejamento

Outro ponto importante para saber antes de começar a reforma é que você precisa ter um planejamento, pois ele é essencial para te livrar de armadilhas e surpresas desagradáveis. Imagine então como gostaria que fosse o ambiente, desde o formato até os mínimos detalhes, anotando tudo para não esquecer. Lembre-se que uma reforma sem planejamento corre o risco de se tornar um verdadeiro desastre, no qual ideias vão surgindo ao longo da execução e a obra nunca termina.

Arquiteto

Uma das etapas mais subestimadas na reforma, mas que você precisa saber antes de iniciar é a contratação de um arquiteto. Isso porque, além de te ajudar a enxergar o projeto com olhos mais realistas, ele também irá evitar erros de execução e falhas que podem gerar um grande prejuízo financeiro e material. Vale lembrar que ele também consegue otimizar os custos, encontrando alternativas e soluções acessíveis, práticas e funcionais, assim como materiais adequados e com bom custo-benefício.

Paciência

Por fim, um último ponto que você precisa saber antes de reformar é que será necessário ter paciência. Afinal, imprevistos podem surgir até mesmo em obras extremamente planejadas. Em muitos casos, eles são causadores de enormes dores de cabeça, mas não existe nada que não possa ser resolvido de uma forma ou de outra. Portanto, mantenha a calma e avalie com o arquiteto quais são as melhores alternativas.

Não se esqueça que é você quem determina se a reforma será estressante ou prazerosa. Então, com isso em mente, esteja preparado para enfrentar imprevistos sem perder o otimismo e bom humor, pois essas coisas realmente acontecem.

Então, agora que você sabe mais sobre as reformas, já pode começar a planejar a sua. Lembre-se que contratar um arquiteto é essencial para garantir segurança, bem-estar e economia para sua obra, não devendo subestimar essa etapa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *