Permuta de imóveis: saiba o que é e se vale a pena

Comprar um imóvel às vezes pode representar um investimento bastante considerável já que muitas pessoas não possuem o capital suficiente para adquirir uma casa ou apartamento. Desta forma, optar pela permuta de imóveis pode ser uma boa alternativa.

O que é a permuta de imóveis?

A permuta de imóveis, em linhas gerais, nada mais é que dar o seu imóvel em pagamento total ou parcial pelo imóvel comprado. Vamos a um exemplo prático: uma pessoa possui uma casa ou apartamento e deseja trocar por outro, porém o único bem que poderia quitar este novo imóvel é o apartamento que já mora, logo, o novo imóvel será pago pela troca do imóvel atual.

Nesta negociação é preciso haver um acordo entre as partes envolvidas e este pagamento não precisa necessariamente ser com outro imóvel do mesmo tipo, pode ser com quaisquer bens que se façam interessantes a ambos, como lotes, comércios, imóveis a serem reformados e até que ainda estão sendo construídos.

Nos casos de a permuta ser parcial, quando o valor não é quitado com a simples troca, a negociação pode envolver uma compensação financeira em dinheiro, conforme combinado em contrato previamente.

Um tipo de permuta de imóveis bastante comum, é quando uma construtora, por exemplo, tem interesse em construir um edifício de apartamentos num lote ocupado por um comércio.

E para adquirir o terreno, oferece determinada quantidade de unidades habitacionais e um outro imóvel comercial reformado pronto para uso. Neste caso, as minutas sobre responsabilidades e obras do imóvel devem ser acordadas entre as partes.

Sobre o contrato de permuta de imóveis

Este tipo de negociação, assim como de qualquer outro tipo, demanda bastante cuidado e por vezes, uma gama de profissionais especializados no assunto – corretores, advogado especialista em direito do consumidor, engenheiros ou arquitetos – para que possam garantir por meio de documentos, a seguridade do imóvel e do acordado entre as partes.

Deve-se atentar sobre a responsabilidade das partes, prazos e tributos e principalmente tornar esta negociação regular por meio da escritura pública em um cartório de notas contendo dados das partes, endereço dos imóveis, além de valores e objetos da permuta.

Assim como nos demais contratos imobiliários, este tipo de escritura também tem um custo médio de 5% do valor da negociação.

Sobre isenção de imposto de renda

E como cada caso é um caso, existe ainda a possibilidade de isentar a negociação de tributos no imposto de renda. Nos casos que não existem a torna, ou seja, quando a permuta é total e não há compensação financeira, a transação é isenta de imposto de renda.

E nos casos que existe a torna, que é quando é feita a permuta parcial, onde uma das partes faz o pagamento em dinheiro, do valor complementar ao imóvel, a parte que recebe o imóvel de maior valor deve pagar o imposto de renda.

Vantagens

Por esse processo se caracterizar como uma troca de patrimônios, as chances de você sair descapitalizado é menor, visto que pode ser feita uma compensação financeira ou não. Logo, você apenas estará mudando de bens, mas não obriga que seja feito um pagamento em dinheiro.

E desta forma, como não haverá financiamento ou empréstimo, elimina-se as taxas de juros e possivelmente também o pagamento de imposto de renda.

Desvantagens

A maior dificuldade diz respeito à dificuldade de encontrar no mercado um imóvel que agrade às partes e estejam dispostos a realizar a permuta, visto que o processo de compra e venda é muito mais aceito no mercado.

Então, vale a pena a permuta de imóveis?

Esta é uma dúvida bastante recorrente e varia conforme o caso. É uma alternativa interessante quando não se pretende investir dinheiro ou apenas se tem aquele imóvel para negociar ou ainda quando não se tem pressa de venda.

Conclusão

É um processo que tem suas vantagens e desvantagens e a análise do seu caso por um profissional especializado é de vital importância. Então não hesite em procurar um corretor imobiliário para esclarecer dúvidas e lhe auxiliar nas etapas burocráticas.

Se precisar de uma ajuda com um imóvel entre em contato com a Mercatto Imóveis, estamos à disposição para ajudá-lo!

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *