Qual a diferença entre blocos e tijolos na construção civil?

Qual a diferença entre blocos e tijolos

Depois de decidir construir ou reformar um imóvel, existem diversas questões para se preocupar, como a escolha dos profissionais e mão de obra, contratação do projeto estrutural, compra de materiais, entre outros. Contudo, a escolha desses últimos itens exige maior cuidado, analisando aspectos como região, eficiência do produto, armazenamento, limpeza, etc. Os blocos e tijolos são os itens mais utilizados na construção civil, mas nem todo mundo sabe a diferença entre eles. Portanto, se você pretende construir, mas está em dúvida sobre qual utilizar, continue acompanhando o post de hoje e descubra.

Qual a diferença entre tijolos e blocos?

Ao montar uma lista de materiais para a construção ou reforma, existem diversos elementos que precisam ser considerados. Justamente por isso, ter um projeto estrutural para servir como guia, assim como o arquitetônico é essencial. Como falamos, os itens principais de um orçamento são os tijolos e blocos, sendo ótimas soluções para os projetos de arquitetura e construção civil.

Os tijolos são muito conhecidos e utilizados há muitos anos, sendo que desde os tempos romanos, o material já fazia sucesso como elemento estrutural dos arcos, abóbodas, etc. Eles são peças em formato retangular e mais achatadas, sendo colocados uns sobre os outros de modo alternado e separados por uma massa de cimento, conhecida também como argamassa. Contudo, nesse caso é necessária uma proporção maior de massa, tornando a construção mais pesada.

Já os blocos são alternativas mais leves e maiores quando comparados com os tijolos. Eles podem ser feitos de cerâmica ou concreto e também são empilhados de modo alternado e separados por camadas de argamassa. Por outro lado, aqui, a proporção de massa é menor, fazendo com que a construção seja mais leve. Afinal, devido ao design da peça, ela exige menor quantidade de argamassa para o assentamento.

Onde são utilizados os tijolos e blocos na construção civil?

Ambos são muito utilizados para a construção de paredes. Mas, principalmente os tijolos, que são menores e mais resistentes, podem ser empilhados e até mesmo quebrados ao meio. Dessa forma, também podem ser utilizados na construção de arcos, abóbodas e outros elementos estruturais.

É importante deixar claro que os dois podem ser utilizados para construir as paredes estruturais de casas e até mesmo pequenos edifícios. Contudo, dependendo da situação, as peças serão utilizadas somente para o fechamento lateral das estruturas, sem cumprir a chamada função portante, sendo conhecidas, então, como alvenarias de vedação.

Quais os modelos existentes de blocos e tijolos?

Os tijolos mias comuns são os maciços de cerâmica, possuindo melhor isolamento térmico e acústico. Além deles, também existem os tijolos com furos que não são capazes de sustentar cargas estruturais. Já o tijolo vazado, conhecido como cobogó, tem função decorativa, além de permitir maior entrada de luz e ventilação natural nos ambientes. Essa foi uma invenção brasileira e é ideal para regiões muito quentes. Por fim, alguns deles ainda podem ser fabricados sem a queima e liberação de gases tóxicos, conhecidos então como tijolos ecológicos.

Quando falamos de blocos de concreto, existem muitas opções disponíveis no mercado nacional, encontrando tanto modelos de blocos em cerâmica quanto em concreto. Os dois são bem resistentes e fáceis de empilhar. Inclusive, dentre as opções, existem alternativas que podem ser utilizadas como pilar, viga, vigota e laje, quando intercaladas ou preenchidas com ferragem de concreto.

Então, agora que você sabe as principais diferenças entre tijolos e blocos, já pode escolher qual irá utilizar em sua obra. Entretanto, não podemos deixar de lembrar a importância de contar com a ajuda de um especialista, como engenheiro ou arquiteto, para garantir maior segurança, economia e agilidade para sua obra.

Mercatto – Imobiliária em Itapema 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *