Qual o melhor banco para financiar um apartamento?

Se você está buscando um banco para financiar um apartamento está no post certo! Hoje em dia temos muitas facilidades para o brasileiro realizar o sonho da casa própria e o financiamento é uma das maneiras mais comuns de aquisição de um imóvel. Mas aí surge a dúvida: qual o melhor banco para financiar um apartamento?

É preciso levar em consideração alguns pontos antes de escolher o banco com a melhor taxa e condições de pagamento. Além disso, é preciso escolher um financiamento em que as parcelas caibam no seu bolso.

Nesse post vamos te apresentar as principais informações que você precisa verificar antes de escolher um banco para financiar um apartamento e, no final, vamos te mostrar qual o melhor banco de acordo com o seu perfil. Confira.

#1 Analise minuciosamente a taxa de juros dos bancos

Saber qual a taxa de juros cobrada pelos bancos no financiamento dos imóveis é um ponto importante. Isso porque, algumas instituições têm taxas altíssimas que podem encarecer de maneira considerável as prestações a serem pagas.

Além disso, é preciso o andamento da taxa Selic, que é a principal responsável por basear todas as demais tarifas cobradas na economia brasileira.

Por isso, o melhor momento para adquirir um imóvel é quando essa taxa está em queda, sendo assim as taxas de financiamento imobiliário tendem a ficar mais baixas.

Contudo, separamos aqui uma lista com as taxas de juros mínimas de financiamento de várias instituições para te auxiliar na decisão. Adicionaremos a TR (Taxa Referencial) que é o índice variável de correção para cálculo de rendimentos em investimento. Confira.

No entanto, é importante ressaltar que essas taxas variam de pessoa para pessoa. Portanto, o banco irá conceder o acordo com todos os fatores que já citamos e outros fatores internos de cada instituição.

#2 Verifique o Custo Efetivo Total (CET)

Além das taxas de juros, é preciso avaliar o custo efetivo total do imóvel. Por isso, verifique qual o prazo para quitação do financiamento e leve em conta os encargos, tarifas administrativas, impostos, taxas, seguros e outras eventuais despesas.

De forma geral, o banco que disponibiliza o CET (Custo Efetivo Total) mais baixo, provavelmente é o mais indicado para seu orçamento. No entanto, verifique todas as questões que estamos abordando aqui antes de decidir.

#3 Veja se o banco oferece condições extras para financiar seu imóvel

Geralmente a grande maioria dos bancos oferecem condições extras para quem solicita financiamento imobiliário. Por exemplo, se você já é cliente antigo da instituição e tem um bom histórico, o banco geralmente oferece taxas mais atrativas e outros serviços extras.

Portanto, ter um bom vínculo com a instituição pode ser um ponto positivo para o financiamento do seu apartamento.

#3 A idade também interfere no financiamento

No geral, os bancos costumam oferecer condições mais atrativas bem como prazo de quitação, juros, etc de acordo com a idade do interessado.

Por isso, analise com cada banco qual a melhor proposta de acordo com a sua faixa etária.

#4 Verifique quais são suas condições de compra

Você precisa avaliar quanto irá oferecer de entrada e quais os benefícios de oferecer uma boa entrada. Além disso, é preciso verificar com cada banco qual será o prazo para quitação total do crédito.

#5 Entenda quais são suas necessidades

Além do fator custo é preciso verificar outros fatores que podem influenciar na sua decisão de compra, como por exemplo o prazo do período para liberação do crédito.

Portanto, se  seu objetivo é ter o benefício liberado mais rápido, o melhor é optar por um banco que ofereça maior agilidade, mesmo que isso custe um pouco a mais.

#6 Analise se o atendimento prestado é satisfatório

Certamente o atendimento prestado é fundamental para escolher a instituição. Afinal, é uma dívida de longo prazo e você precisa contar com um atendimento de qualidade e eficiente.

Portanto, evite bancos que têm um atendimento demorado ou extremamente burocrático para evitar dor de cabeça lá na frente.

Conclusão

Por fim, o melhor banco para financiar um apartamento vai depender dos fatores citados acima. Portanto, não é possível informar qual é o melhor sem conhecer o seu histórico e objetivos.

Espero que as nossas dicas tenham te ajudado. Se tiver interesse em comprar apartamentos de luxo entre em contato com a Mercatto imóveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *