Quarto de bagunça em casa: vale a pena ter?

Ah quem diga que ter um quarto da bagunça é uma das estratégias para evitar que objetos e utensílios sem uso fiquem espalhados pela casa. Mas será que vale a pena?

Essa é uma medida muito comum para quem sempre morou em casas. Uma vez que é possível aproveitar um espaço maior do terreno e construir um cômodo especialmente para esse fim.

No entanto, a preferência por apartamentos tem crescido bastante, por ser um tipo de moradia mais segura e com maior opções de lazer e entretenimento no mesmo espaço.

Itapema tem sido um dos destinos mais procurados para quem deseja investir na compra de um apartamento para morar, devido às excelentes oportunidades de trabalho, lazer e qualidade de vida que a cidade oferece.

A Mercatto Imóveis é uma imobiliária em Itapema consolidada no mercado por atuar de forma brilhante junto aos seus clientes. Ela oferece as melhores opções de apartamentos novos e na planta para quem deseja morar bem, numa das cidades que mais cresce no Brasil.

Quer saber mais sobre o que fazer em seu novo apartamento e como conciliar sua nova moradia e o quarto de bagunça? Prossiga conosco!

Quarto de bagunça em casa: essa medida é saudável para o seu ambiente?

Embora pareça comum, ter um quarto de bagunça em casa está longe de ser algo saudável, ainda mais se a expressão quarto da bagunça for levada ao pé da letra.

O fato de ter um espaço na casa destinado a colocar objetos e utensílios que não estão sendo utilizados, definitivamente não é uma boa estratégia. Veja abaixo os principais motivos:

1. A energia do espaço é ruim

O acúmulo de coisas pode interferir na energia do ambiente e das pessoas que estão à sua volta. Além disso, a bagunça aumenta o estresse, interferindo na qualidade de vida.

De acordo com os estudos do Feng Shui, uma técnica chinesa de decoração e harmonização  de ambientes, guardar coisas atrai energia estagnada e não permite que as pessoas evoluam e melhorem suas questões emocionais.

2. Damos menos valor às coisas

Ao ter um espaço para guardar bagunças, temos uma grande tendência a desvalorizar o que está em nossas mãos. Sendo assim, pequenos defeitos já servem para destinar algum item para o quarto da bagunça.

Certamente, se não tivéssemos lugar para deixar, nos preocuparíamos em consertar e assim preservar a vida útil dos objetos. Sem falar na questão econômica. Quanto mais coisas jogamos para o canto, maiores são os gastos com reposição.

3. Acumulamos o que poderia ser doado

O desapego é uma prática que deve ser alimentada diariamente. Pois, além de ajudar as pessoas, contribui para nos libertar do egoísmo. Sem contar, que ao doarmos, estamos abrindo nos abrindo para as novas oportunidades que a vida nos oferece.

Ao cultivar o quarto da bagunça, alimentamos o desejo de guardar e consequentemente pensamos mais em nós mesmos, e menos  nas necessidades do próximo. Assim, fechamos nosso coração para a entrada de coisas boas que poderiam nos acontecer.

4. Favorece a desorganização

O nome quarto de bagunça é um convite para a desorganização. É muito mais fácil ir colocando coisas tumultuadas do que ter um lugar definido para cada objeto. Mesmo quando isso acontece, o desperdício de tempo para organizar tudo é muito grande.

Diga-se de passagem, organizar objetos que muitas vezes nunca serão usados ou reparados. Por isso, a tendência é que a bagunça se torne cada vez maior. O fato se torna referência para as crianças, elas podem achar que cultivar a bagunça é saudável.

5. É um atrativo para insetos e animais peçonhentos

Baratas, traças e escorpiões adoram morar e se reproduzir em espaços com acúmulo de papéis e objetos parados. Especialmente se a limpeza do ambiente não for satisfatória e periódica.

Essa circunstância traz riscos para a saúde de todas as pessoas que moram na casa.

Conclusão

Ao ler o texto até aqui você pode perceber que a ideia de ter um quarto da bagunça não traz benefícios para os moradores da casa. Portanto, esqueça essa possibilidade.

Aprenda a cultivar o hábito de doar os objetos que não tem mais utilidade para você, mas que ainda podem ser usados por outra pessoa. Aprenda a comprar somente o necessário. Dessa forma você não terá coisas acumuladas.

Melhore a energia da sua casa e se abra para novas oportunidades que a vida lhe oferece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *