Tijolinho à vista: vale a pena usar em minha casa?

Tijolinho à vista vale a pena usar em minha casa

Decidir construir uma casa não é uma decisão simples, visto que existem diversos fatores que precisam ser considerados. Além do projeto estrutural e arquitetônico, também é necessário contar com mão de obra especializada, profissionais sérios, materiais de qualidade e muitos outros detalhes que fazem grande diferença no resultado final. Existe ainda a possibilidade de personalizar ainda mais a construção, como por exemplo deixando os tijolos aparentes, uma tendência antiga, mas que até os dias de hoje conquista os moradores. Por combinarem com os mais diferentes estilos de decoração, eles são muito desejados, mas será que realmente valem a pena? Bom, se você quiser saber a resposta, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim.

Conhecendo melhor o tijolinho à vista

O tijolinho à vista é utilizado há séculos em países como Estados Unidos e Reino Unido, mas no Brasil, ele só ganhou espaço a partir da década de 60. Nessa época ele se tornou uma verdadeira febre em meio à classe média, que enxergava bom gosto, sofisticação e charme nesse tipo de construção.

Sendo assim, a partir disso, ele nunca mais deixou de ser usado, conferindo um ar rústico e aconchegante ao ambiente. Inclusive, o acabamento vem ganhando cada vez mais espaço nos interiores, sendo que existem até mesmo banheiros com tijolinho à mostra ou papeis de parede que imitam esse material.

Quais as vantagens e desvantagens desse tipo de acabamento?

A principal vantagem do tijolinho à vista em uma construção é a economia de materiais, visto que não será necessário realizar o acabamento tradicional, com argamassa, tinta, etc. Consequentemente, você também economiza na mão de obra. Além disso, esse material é extremamente resistente, fazendo com que você economize ainda mais no longo prazo. Também oferece um ótimo conforto acústico e térmico, podendo ser usado tanto na parte estrutural quanto no acabamento de sua casa ou apartamento. Vale lembrar ainda que o tijolinho à vista combina com diferentes estilos de decoração, adequando-se então aos mais variados projetos e desejos.

Assim como acontece com outros tipos de materiais, os tijolinhos à vista podem ter desvantagens, sendo necessário avaliar cada situação isoladamente para colocar na balança quais são suas prioridades. Por exemplo, em áreas externas, os tijolinhos podem acumular sujeira com facilidade e, pelo fato de possuírem diversas cores e tamanhos, o ideal é comprar sempre do mesmo fornecedor para evitar nuances. Contudo, para a área externa, basta investir em um impermeabilizante para evitar problemas.

Por fim, não podemos deixar de ressaltar que são poucos os profissionais que realmente dominam a técnica de construção, visto que o bom resultado irá depender do assentamento dos tijolos e qualidade do projeto. Sendo assim, peça indicações de amigos e conhecidos para garantir uma boa experiência.

Cuidados com limpeza e conservação

Para áreas externas, é importante investir em uma manutenção frequente, realizando pelo menos uma vez por mês uma limpeza com jateamento de água misturada com cloro ou com uma vassoura de piaçava.

Já para áreas internas, o ideal é fazer a aplicação de resina para que possa passar apenas um pano caso haja muita sujeira acumulada. Mas, se quiser apenas remover o pó superficial, uma vassoura macia já basta.

Já em relação à conservação, o recomendado é impermeabilizar os tijolos, pois assim ao mesmo tempo que você protege a construção das ações do tempo, também evita o acúmulo e formação de limo. Para isso, aposte em silicone líquido, resina ou verniz acrílico.

Então, se você chegou até aqui, provavelmente entendeu que sim, vale a pena investir nos tijolinhos à vista. Contudo, é importante contar com a ajuda de profissionais experientes e qualificados, assim como ter os cuidados necessários para melhorar ainda mais sua durabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *