Vale a pena alugar um apartamento para quem não é registrado no trabalho?

Confira 5 dicas para você comprar um apartamento usado

Decidir disponibilizar seu apartamento para aluguel pela imobiliária é uma forma de garantir renda extra mensal, podendo aumentar seu patrimônio ou utilizar o valor recebido para o pagamento de despesas. Ainda que a transação intermediada pela imobiliária seja extremamente segura, é comum que surjam diversas dúvidas e receios em relação ao locatário, principalmente se ele não tem carteira assinada. Então, para te ajudar e tirar todas as suas dúvidas, no post de hoje vamos falar se realmente vale a pena alugar seu apartamento para quem não é registrado no trabalho.

Informalidade crescente no país

Geralmente, para alugar um imóvel, o inquilino interessado precisa ser maior de idade, apresentar documentos como RG e CPF, comprovante de residência, além de comprovar sua renda. Para trabalhadores com carteira assinada ou que atuam como funcionários públicos, essa etapa é relativamente fácil. Afinal, o holerite demonstra os rendimentos, comprovando a capacidade de arcar com o aluguel futuro.

No entanto, profissionais liberais e autônomos têm maior dificuldade para demonstrar o rendimento. Aqui, eles precisam demonstrar o imposto de renda mais recente ou extrato bancário dos últimos 12 meses. Por mais que a lei não exija que o potencial inquilino apresente o IR, isso aumenta as chances de garantir aquele imóvel.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), são mais de 38 milhões de brasileiros que trabalham sem carteira assinada, ultrapassando até mesmo o número de trabalhadores formais.

Esses dados mostram que, principalmente devido à situação econômica do país causada pela pandemia do COVID-19, cada vez mais pessoas estão no mercado de trabalho na condição de trabalhadores autônomos e empregados no setor privado sem carteira assinada.

Justamente por isso, é necessário oferecer maior flexibilidade na exigência de documentos que comprovem a remuneração mensal. Afinal, em muitos casos, esses trabalhadores podem até mesmo ganhar mais do que indivíduos registrados na CLT.

Documentos exigidos para quem deseja alugar um imóvel

Obviamente, os documentos podem variar, mas para profissionais autônomos que desejam alugar um imóvel, os mais comuns são:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Ficha cadastral preenchida e assinada;
  • Declaração de Imposto de Renda completa;
  • Declaração de rendimentos atuais (DECORE), assinada pelo contador com o número do CRC;
  • Contratos particulares de prestação de serviços.

Vale a pena alugar um apartamento para quem não é registrado no trabalho?

Bom, se você chegou até aqui, deve ter percebido que sim, vale a pena alugar seu apartamento para quem não é registrado na CLT. Isso porque, no tópico acima informamos os principais documentos solicitados para quem trabalha de acordo com essa modalidade. Todos esses documentos comprovam sua renda de maneira legal e totalmente correta, garantindo segurança para sua transação. É importante lembrar que a informalidade cresce cada dia mais no país. No entanto, como já falamos, um profissional autônomo pode ganhar mais do que aqueles registrados no trabalho, conferindo maior durabilidade no contrato. Dessa forma, os dois lados saem ganhando.

O papel do Imposto de Renda

Nem todo mundo é obrigado a declarar o Imposto de Renda, mas ainda assim, existem diversas vantagens de optar pela declaração mesmo sendo isento. Confira abaixo algumas delas:

Restituição de impostos

Talvez o benefício mais conhecido, quem teve retenção ou pagamento de imposto em algum mês no ano, ainda que não se enquadro em nenhum requisito de obrigatoriedade de entrega da declaração, pode recuperar o valor pago no imposto. Ele é recebido de volta como restituição e reajustado pela Taxa Selic, ou seja, além de estar dentro da lei, você ainda pode ganhar ainda mais com isso.

Aprovação de crédito imobiliário

A declaração de IR é um documento que comprova os rendimentos e pagamentos realizados ao longo de um ano. Sendo assim, para quem deseja comprar um imóvel financiado ou alugar, a declaração de ajuste é exigida, sendo um documento de extrema importância para a aprovação do crédito imobiliário.

Emissão de passaporte

Outro ponto importante é que quem decide fazer o Imposto de Renda, pode apresentar a declaração para comprovar renda e posse de bens na hora de obter o visto de entrada para qualquer país estrangeiro.

Comprovação de isenção

Por meio da declaração, você demonstra ao Fisco a condição de desobrigado, visto que não atingiu os limites de rendimentos considerados tributáveis e obrigatórios. Além disso, você também comprova legalmente as variações de seu patrimônio e a real situação de seus bens ao provar as origens dos recursos.

Portanto, se você ainda assim tem receio de alugar seu apartamento para quem não é registrado no trabalho, o ideal é conversar com uma imobiliária de qualidade. Afinal, por ter maior experiência de mercado e profissionais especializados, ela será capaz de orientar em todas as suas dúvidas, além de, obviamente, garantir segurança em sua transação.

Imobiliária em Itapema. Mercatto Imóveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *