Vale a pena comprar uma casa usada em Itapema?

Muitas pessoas optam pela compra da casa própria usada e se esquecem que em Itapema é possível adquirir seu apartamento novo e assim morar bem na cidade. 

O sonho da casa própria é algo bastante comum na vida da grande maioria das pessoas adultas solteiras, casadas, com ou sem filhos. 

Sendo assim, a busca por imobiliária em Itapema é constante, pois as pessoas querem conhecer as melhores opções de investimento. 

Embora pareça mais vantajoso e mais em conta, a compra de um imóvel usado pode trazer algumas dores de cabeça posteriores, roubando a alegria da nova aquisição. 

Por isso, é importante considerar alguns fatores. Veja quais são eles. 

Comprar uma casa usada: cuidados para não cair em uma cilada!

Preço mais em conta

Essa é uma característica que chama bastante a atenção das pessoas em processo de compra. 

De fato, um imóvel nessa situação pode ser mais em conta que um novo. No entanto, é importante avaliar as suas condições. Pois, a economia pode não ser tão vantajosa assim. 

Se as condições físicas não estiverem adequadas e a documentação não estiver regular você terá gastos maiores que o valor supostamente economizado. 

Se for preciso investir um valor mais alto para providenciar reparos ou regularizar a documentação, sua economia não terá validade. 

Localização

Essa é uma questão variável, pois algumas vezes é possível comprar um imóvel usado numa localização privilegiada. Algumas casas estão localizadas na região central, o que facilita bastante o acesso aos serviços essenciais. 

Porém,  é importante avaliar a infraestrutura do local. Isso inclui os serviços públicos de saneamento básico e instalação de energia elétrica. 

Se a construção for muito antiga, pode ser que essas questões não estejam de acordo com a legislação atual vigente. Você terá que investir para seguir os parâmetros legais. O que aumentaria os gastos, pois é necessário fazer as adequações. 

Maior necessidade de manutenção

Muitas pessoas preferem as casas usadas, especialmente as mais antigas, para ter acesso a um imóvel com arquitetura tradicional. Entre os aspectos que mais chamam a atenção está o designer único e o pé direito alto. 

No entanto, essas características precisam ser conservadas, o que certamente vai aumentar os gastos com manutenção. Isso sem falar que haverá necessidade de profissionais especializados e experientes nesse tipo de arquitetura. 

Essa é uma forma de conservar as características originais do imóvel. Porém, mesmo que a casa não tenha especificidades arquitetônicas, ela precisará de manutenção. Exatamente por ser um imóvel mais velho. 

Mais espaço

É comum encontrar casas e apartamentos cada vez menores, pois muitas construções atuais estão seguindo os padrões  de 60 a 70 m² ou. Esse é fator que leva muitas pessoas a preferirem casas e apartamentos usados, devido aos cômodos maiores.

Na hora de fazer sua compra, é importante considerar a situação do acabamento do imóvel, uma das fases mais onerosas de uma construção. Ou seja, se ele não estiver bom, é um indício que você terá que gastar para reformar. 

O fato do imóvel ser bem grande vai aumentar ainda mais os gastos, levando boa parte do seu dinheiro. Além disso, é preciso contratar excelentes profissionais, para evitar que o serviço não seja feito de forma adequada e portanto, não apresente qualidade e durabilidade. 

Comprar uma casa usada ou nova: qual a melhor solução?

A decisão de comprar uma casa usada ou nova é bem particular, mas não poderíamos deixar de mostrar as vantagens e desvantagens que envolvem esse processo de compra tão importante na vida de qualquer pessoa. 

Na hora de efetuar a compra considere o valor disponível. Dessa forma, você poderá considerar a melhor alternativa de acordo com suas condições financeiras. 

Considere ainda a necessidade imediata de se mudar, se ela existir, a melhor opção será comprar um imóvel novo, pronto para morar. 

Analise o tamanho e compare com sua a realidade atual pensando na possibilidade de mudar.  Se você pretende ter filhos, é preciso considerar um espaço para eles no futuro.

Conclusão

Agora que você já sabe o que fazer na hora de comprar uma casa, escolha uma imobiliária confiável e consolidada no mercado. Assim você terá a garantia de efetuar uma compra segura e com o auxílio de profissionais que entendam do assunto. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *