Vale a pena reformar uma casa antiga?

Bem, é claro que sempre há prós e contras para se entrar nessa empreitada de reformar ou não um imóvel usado, pois uma decisão errada ao longo do processo de tomada de decisão, pode custar bem caro.

Certamente você já se deparou com um imóvel numa localização interessante mas percebeu que o mesmo estava degradado ou bem antigo e desistiu logo da possibilidade de compra por receio da reforma, mesmo o seu valor de mercado estando abaixo do preço.

Pensa-se logo no quebra-quebra (sinônimo de dor de cabeça) que uma obra às vezes traz consigo. Muita gente corre de uma obra, mas já pensou que essa reforma pode trazer muitos benefícios ao seu imóvel?!

Pois é, deixar o imóvel a sua cara pode ser mais fácil e barato do que você imagina.

Porém, antes deve-se atentar a algumas prerrogativas: tempo de obra, custos e localização. Confira agora algumas dicas que separamos para você e os prós e contras de reformar uma casa antiga.

Calcule o tempo aproximado da obra

Quando se chega num imóvel que está sendo reformado o que não se pode ter é pressa. Obras de reforma geralmente duram um pouco mais e pode até parecer que no meio do processo tudo deu errado, mas o imóvel ainda está tomando forma.

Então leve em consideração que durante esse tempo, você provavelmente precisará estar locado em algum outro imóvel, seja alugado ou próprio e isso pode lhe custar dinheiro.

Verifique os custos

Você pode precisar alugar um outro imóvel enquanto não finaliza a sua reforma e isso vai aumentar consideravelmente seus custos.

Portanto, caso este imóvel esteja sendo reformado para revenda, saiba que esta reforma pode ser vista como um investimento pois irá agregar valor ao seu imóvel antigo.

Se atente a localização

Você encontra o bairro que sempre sonhou mas quando vai olhar o valor dos imóveis percebe que não se encaixa no seu orçamento.

No entanto, percebe que há um imóvel numa boa localização com valor mais atraente que os do seu entorno. A tendência é que imóveis mais antigos tenham valores mais atrativos do que os imóveis atuais.

Tendo levado em consideração os pontos acima, a próxima etapa é contratar um profissional – arquiteto ou engenheiro – que possa lhe auxiliar e assim, juntos, poderem conversar sobre os aspectos favoráveis ou não tão favoráveis sobre a reforma e do imóvel em específico.

Afinal, nem sempre será possível reformar, às vezes o estado de conservação da estrutura é tão precário que não permite por questões de segurança reformar.

Sendo assim, a melhor alternativa será demolir e construir um novo imóvel; desta forma, os custos não são mais tão interessantes, já que você terá que iniciar tudo do zero.

Torna-se imprescindível o acompanhamento de um profissional – que custa até 5% do valor da obra – para garantir segurança, custos e ainda personalizar o projeto de acordo com a necessidade dos moradores.

Prós e contras de reformar um imóvel antigo

De forma prática, os prós e os contras de uma reforma de imóvel antigo podem te auxiliar neste processo que gera muitas dúvidas em quem está procurando um imóvel, seja para investir ou morar.

Contras da reforma num imóvel antigo:

  • Podem exigir que você custeie uma moradia durante o período de reforma;
  • Requer um pouco mais da sua atenção;
  • Talvez lhe façam odiar obras;
  • Imprevistos podem surgir no momento do quebra quebra e refletir no aumento dos gastos;
  • A obra pode durar mais do que o previsto.
  • Exigem uma reforma muito além da estética.

Prós da reforma de uma casa antiga:

  • Imóveis antigos geralmente têm um valor de mercado mais baixo;
  • Paga- se um valor justo para se morar numa boa localização;
  • Custa menos que construir ou comprar aquele imóvel do jeito que se quer;
  • Agrega valor ao imóvel;
  • Oportunidade de deixar a casa com a identidade dos moradores;
  • Moderniza o imóvel;
  • Gera menos impacto e resíduos ao meio ambiente – comparado à construção total – pois está usando parte da estrutura já existente.

Conclusão

Agora que você já compreendeu os principais aspectos para se analisar numa reforma de imóvel antigo, viu que vale a pena e deve ser considerado por quem deseja adquirir uma casa própria e está com orçamento limitado.

Para te ajudar nesse processo, aconselhamos ter um corretor imobiliário para que facilite toda a parte burocrática e te auxilie nesta importante decisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *