Como manter o jardim de sua casa sempre limpo

Muitos escolhem um imóvel junto à imobiliária pensando em seu bem-estar e qualidade de vida. Diretamente ligado a isso está o contato com a natureza e por isso, casas com jardins são cada vez mais procuradas atualmente. No entanto, ainda que ter um jardim com diferentes espécies de plantas seja o sonho de muitas pessoas, essa nem sempre é uma tarefa fácil. Isso porque, é necessário muito cuidado e disciplina para garantir que o gramado, plantas e tudo que compõe seu jardim fique em perfeita harmonia. Mas, sabemos que nem todo mundo tem esse conhecimento e por isso, no post de hoje vamos te dar algumas dicas para que possa manter seu jardim sempre limpo.

Por que manter o jardim limpo?

É muito comum que os cuidados com jardins e gramados em geral sejam intensificados nos períodos de primavera e verão, visto que as áreas externas são mais usadas durante essa época do ano. No entanto, é necessário manter o jardim limpo também durante as outras estações para garantir sua saúde por completo. Para que você entenda melhor, o jardim é como nosso corpo, se cuidarmos dele apenas durante um período isso não significa que seremos saudáveis e não teremos problemas durante o resto do ano.

Dicas para manter o jardim sempre limpo

Agora que você entendeu a importância de manter o jardim sempre limpo, confira algumas dicas para manter o jardim sempre limpo:

Previna pragas

O maior pesadelo de quem tem jardim são as pragas e pestes que podem prejudicar as plantas. Portanto, prevenir-se desse problema é fundamental e manter a limpeza do jardim em dia é o primeiro passo para isso. Mas, além disso, existem produtos específicos para as pragas que você pode usar e garantir a saúde de seu espaço.

Limpe as folhas

É fato que folhas caídas no outono podem dar um charme especial para seu jardim. No entanto, é importante evitar o acúmulo de folhas mortas na grama. Com isso, você previne que insetos e pragas as utilizem como abrigo para atacar suas plantas saudáveis.

Mantenha o quintal organizado

Vale lembrar que o quintal não é formado apenas por plantas. Ou seja, ornamentos, vasos e outros acessórios ajudam a criar um jardim completo. Sendo assim, é importante manter a organização de todos os elementos para garantir que a limpeza seja mais simples e prática. Afinal, imagine tentar limpar o jardim com todas as peças espalhadas e sem nenhuma ordem? Provavelmente vai se estressar e desistir de seu jardim, certo?

Apare as árvores

Para deixar o jardim com aparência bonita e limpa, é importante aparar as árvores e plantas. Afinal, além de valorizar a aparência de seu jardim, essa atividade ainda faz com que elas cresçam de forma saudável, reduzindo e evitando problemas com pragas. Inclusive, isso também vale para arbustos e trepadeiras. Não existe um período recomendado, pois cada planta tem uma necessidade. Por isso, você deve ficar sempre de olho.

Invista em algumas ferramentas

Para fazer a limpeza de seu jardim é importante ter os instrumentos certos. Isso porque, além de facilitar a tarefa, a ferramenta adequada também garante a saúde da planta. Por exemplo, um aparador de grama para deixar o gramado limpo, um podador ou roçadeira para aparar as árvores, e um podador próprio para cercas vivas.

Adube naturalmente

O adubo é fundamental para manter a saúde de suas plantas em dia e consequentemente a limpeza do jardim. Sendo assim, você pode aproveitar restos de materiais orgânicos de seu dia a dia para tal. Borra de café e casca de ovo triturado são perfeitos para quem deseja produzir seu próprio adubo orgânico e ainda reduzir a produção de lixo ao utilizar ao máximo seus alimentos.

Corte a grama regularmente

Outro ponto importante é a grama, pois cortar e aparar é uma parte fundamental para manter seu jardim sempre limpo. Sendo assim, o recomendado é cortar o gramado regularmente, mas não muito baixo a ponto de deixar o solo desprotegido. O mais indicado é que sua altura varie entre 5 e 9 centímetros. Para isso, você pode contratar um profissional periodicamente ou realizar essa tarefa com ajuda de cortadores e aparadores de grama.

Mantenha suas ferramentas limpas

Por fim, de nada adianta manter o jardim limpo se as suas ferramentas não condizem com o ambiente. Afinal, não é porque elas têm contato com terra que podem ficar de qualquer jeito. Inclusive, utensílios sujos podem até mesmo prejudicar suas plantas, deixando-as doentes. E, plantas doentes transmitem doenças para plantas saudáveis. Sendo assim, utilize panos secos e tenha tudo limpo.

Então, agora que você sabe como cuidar do seu jardim e mantê-lo sempre limpo já pode começar com as tarefas. Ainda que o ideal seja contratar um profissional especializado em jardins, existem muitas tarefas que você mesmo pode fazer. Basta procurar alguns tutoriais na internet para se tornar um expert e ter um espaço sempre lindo.

Mercatto Imóveis. Sua imobiliária em Itapema SC.
Gostou desta dica? Então confira outras semelhantes em nosso Blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *