Cozinha funcional: saiba o que é!

A cozinha funcional é aquela que atende às suas necessidades e ao mesmo tempo é um ambiente organizado e prático. Ou seja, é um espaço que oferece tranquilidade, sem abrir mão de uma decoração atrativa e aconchegante.

Para ter a cozinha dos seus sonhos, é preciso seguir alguns passos sequenciais. Eles darão um norte à organização do espaço para deixar tudo do seu jeito e com as funcionalidades que você precisa.

É preciso pensar nos objetos e móveis que serão usados para complementar a decoração e contribuir para o ambiente ainda mais prático. Lembre-se que é necessário dar atenção especial ao orçamento. Saber quanto você poderá gastar é fundamental.

Veja a seguir o que fazer para deixar sua cozinha funcional e ter um espaço elaborado e personalizado para atender seus gostos e necessidades. Leia as informações abaixo.

Como deixar sua cozinha funcional com 4 passos simples

#1  Defina o objetivo da sua cozinha

Há pessoas que querem uma cozinha apenas para as necessidades básicas, preferem investir numa decoração mais prática, com eletrodomésticos que ajudem na realização das tarefas diárias.

Enquanto que outros preferem um espaço maior, pois gostam de cozinhar para a família e  amigos. Fazem desse momento algo muito especial. Nesse caso, é preciso considerar a quantidade de pessoas que vão circular pelo ambiente.

Além disso, é importante considerar a rotina diária. Se a família cozinha todos os dias ou esse hábito é apenas nos finais de semana. Recebem muitas visitas com regularidade para fazerem as refeições juntos.

Essa característica diz muito sobre o tipo de vasilhame que precisará ser comprado para compor a organização de uma cozinha funcional.

Portanto, é importante definir qual tipo de funcionalidade combina mais com seu estilo, gosto e necessidades.

#2  Avalie o orçamento disponível para deixar sua cozinha funcional

Esse é um passo muito importante uma vez, começar a decoração da sua cozinha é algo que exige recursos. Além do acabamento, que pode ser mais oneroso, há a necessidade de comprar móveis e eletrodomésticos.

Peça o auxílio de um arquiteto para que o espaço seja aproveitado da melhor forma. Você poderá explicar como deseja que a sua cozinha seja dividida e o que é mais importante para você dentro daquele espaço. Assim, ele cuidará da parte estrutural, de decoração e funcionalidade da sua cozinha.

#3  Faça orçamentos em diferentes locais

Não há como negar o alto custo de uma cozinha funcional, exatamente pelo fato que é algo duradouro. No entanto, é possível tomar algumas medidas para economizar. Uma delas é fazer orçamentos com fornecedores diferentes.

Elaborar uma lista com todos os itens que você vai precisar, seja para o acabamento ou para mobiliar sua cozinha é indispensável. Ao optar por pequenos fornecedores, você tem maiores chances de conseguir preços mais atrativos. Ademais, não deixe de negociar descontos, caso opte pelo pagamento à vista.

#4 Dê atenção especial para a iluminação

Lembra que falamos da importância de contratar um arquiteto para auxiliar na decoração e organização da sua cozinha funcional? No passo a passo ele também é indispensável.

Muitas pessoas não valorizam a iluminação. No entanto, ela é fundamental para deixar o ambiente aconchegante e funcional. Você pode optar por luz direta, tomando sempre o cuidado de escolher lâmpadas que não interfiram na tonalidade do ambiente.

Outra dica muito importante é investir nas luzes secundárias. Elas podem ser colocadas em pontos específicos e com sensor de presença. Isso ajuda a melhorar a iluminação em pontos mais escuros como armários.

Em relação à iluminação é importante lembrar que ela interfere também na temperatura do ambiente. Portanto, não basta apenas colocar lâmpadas. É preciso equilibrar a escolha dessas com as condições climáticas do ambiente.

Conclusão

Os cozinheiros amadores ou profissionais, ou ainda aqueles que querem aprender a cozinhar, são os mais interessados em construir uma cozinha funcional.

Certamente os 4 passos apresentados nesse artigo ajudarão a fazer escolhas que realmente façam a diferença no processo de construção e organização de uma cozinha que combine com seu estilo e sua rotina.

É importante lembrar que mesmo que você não goste de cozinhar, ainda assim é preciso pensar em ter um ambiente funcional para atender às suas necessidades diárias, de forma a trazer mais praticidade para a sua rotina diária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *