As melhores dicas de reforma para casas e apartamentos

As melhores dicas de reforma para casas e apartamentos.jpg

Ao iniciar uma reforma, é preciso criar um bom planejamento a fim de garantir que tudo saia dentro do esperado, assim como contratar profissionais especializados. Além de realizar o projeto estrutural, que por meio do cálculo estrutural informa a quantidade necessária de materiais e mão-de-obra, é necessário ainda cuidar de outras partes importantes. Então, se você está pensando em reformar sua casa ou já começou, acompanhe o post de hoje e veja as melhores dicas de reforma.

1. Planejamento

A primeira é uma das mais importantes. Se você pretende economizar e não ter dores de cabeça, o planejamento é fundamental. Afinal, sem ele é provável que você compre mais itens que o necessário ou ainda faça alterações que acarretem em mais problemas que benefícios.

Portanto, se o intuito é fazer uma reforma maior, comece planejando as intervenções e contrate um profissional especializado, engenheiro ou arquiteto. Dessa forma ele irá montar um projeto do que será modificado, considerando toda a estrutura do espaço e outros fatores que podem interferir na reforma. Assim, você garante economia (por evitar retrabalho) e maior segurança para sua obra.

2. Reforme um cômodo por vez

Se você vai reformar o apartamento ou a casa morando nela, é necessário se organizar ainda mais. Portanto, reformar um cômodo por vez é a principal dica para evitar bagunça e sofrimento com gastos desnecessários. Afinal, não há nada pior do que começar uma reforma e ficar sem dinheiro, exigindo que você a abandone no meio do caminho. Agora imagine se você começar a reforma de vários cômodos e a verba acabar? Você terá que viver em meio a um canteiro de obras por meses e meses.

Sendo assim, tenha um planejamento para reformar um cômodo por vez, pensando no orçamento disponível para cada intervenção que irá realizar.

3. Faça uma boa pesquisa dos materiais de construção   

Normalmente, os materiais mais usados na reforma são os de acabamento, possuindo um valor mais elevado que os demais. Além disso, eles ainda sofrem variações entre um estabelecimento e outro sendo muito importante fazer uma pesquisa de preços. Compare as marcas e entenda os diferenciais de cada material. Portanto, a dica aqui é considerar sempre o custo-benefício. Isso porque, em alguns casos pode ser mais vantajoso investir um pouco mais em um produto caso ele tenha maior durabilidade e qualidade do que outro.

4. Se quiser uma reforma barata, faça modificações simples

Não é necessário investir altas quantias de dinheiro para transformar sua casa. Existem diversas maneiras de fazer uma reforma barata e ainda assim promover efeitos visuais bacanas, como por exemplo:

  • Adesivos para azulejos da cozinha ou banheiro;
  • Pintar as paredes com uma cor diferente;
  • Adesivar os móveis e eletrodomésticos;
  • Pastilhas adesivas para o revestimento da área do box ou detalhes da cozinha;
  • Pintar os móveis de madeira;
  • Criar novos móveis com pallets ou outros objetos recicláveis;
  • Reaproveitar móveis antigos e criar novas funções para eles;
  • Investir em uma luminária ou lustre diferente.

5. Peça indicações de profissionais

Por fim, uma última dica é solicitar indicações de profissionais, como engenheiro, mão-de-obra, arquiteto e qualquer outro envolvido. Isso porque, é possível que você encontre alguém na internet e acabe não gostando do serviço prestado pelo profissional, tenha problemas durante a obra ou até mesmo seja deixado de lado por outros clientes. Por outro lado, ao fazer uma pesquisa e perguntar a conhecidos indicações, você garante uma escolha mais certeira e menos dores de cabeça.

Então, com as dicas do post de hoje você será capaz de realizar uma reforma simples, mas transformadora em sua casa. Não se esqueça de escolher bons profissionais a fim de garantir os melhores resultados e evitar retrabalho e mais gastos no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *