Soluções para banheiro sem janela

Soluções para banheiro sem janela

É fato que os imóveis estão cada vez menores e muitas vezes, para otimizar o espaço, é necessário que um dos banheiros não possua janela. Portanto, realizar a tão desejada instalação de banheira de hidromassagem pode ser um passo um pouco mais difícil, sendo necessário que o arquiteto conheça o espaço para oferecer as melhores alternativas. Nesse caso específico, também é necessário realizar a manutenção de banheira de hidromassagem em menor espaço de tempo, a fim de garantir seu total funcionamento.

O banheiro é um dos cômodos mais utilizados de uma casa e justamente por isso, precisa ser bem planejado, principalmente quando não possui janela. Acompanhe no post de hoje algumas soluções para esse modelo.

Os banheiros sem janela

Os banheiros sem janela são cada vez mais comuns, principalmente em apartamentos, visto que em diversos casos, a estrutura da construção não permite muitas aberturas de janelas. Como consequência, a falta de ventilação e iluminação pode causar muitos transtornos, como excesso de umidade, sensação claustrofóbica e acúmulo de odores não tão agradáveis assim.

Vale lembrar ainda que um banheiro desse estilo acaba sendo um ambiente muito propício para a proliferação de germes e bactérias. Portanto, é fundamental encontrar soluções adequadas para esse modelo.

Soluções para banheiros sem janela

Confira abaixo algumas dicas para discutir com o arquiteto e demais profissionais soluções para um banheiro sem janela:

1. Aposte em exaustores e grades de ventilação

Uma maneira bem prática de melhorar a ventilação do banheiro é utilizar um exaustor. Ele funciona de forma simples: uma pequena hélice capta o ar de dentro do banheiro e joga para fora por meio de um duto. O exaustor funciona por meio da rede elétrica e pode ser instalado tanto no teto quanto na parede do local. Nos Estados Unidos essa solução é utilizada há muitos anos e hoje em dia aqui no Brasil, é muito comum encontrar os exaustores em apartamentos que são entregues pela construtora já com um shaft criado para sua instalação.

Agora, se preferir uma solução mais econômica, pode apostar na grade de ventilação. Ela tem o formato de grelha por onde o ar abafado sai pelo lado de cima, enquanto uma outra corrente de ar passa pelas entradas da parte de baixo. Vale lembrar ainda que ela também pode ser instalada no teto ou na parede, sem exigir qualquer mecanismo elétrico.

A função principal de ambos é eliminar cheiros e controlar a umidade.

2. Utilize toalheiros térmicos

O toalheiro térmico tem formato de grade e é instalado direto na parede. Os moradores podem programar o período que o aparelho ficará ligado ou deixá-lo funcionando por tempo indeterminado. Sua função principal é acelerar a secagem das toalhas, mas além disso, ele ainda mantém o banheiro sem janela aquecido. A temperatura pode variar entre 35° e 52° e seu consumo de energia equivale ao de uma lâmpada comum. 

3. Evite armários sob a pia

Por mais que o mercado ofereça matérias resistentes para armários, o risco de o móvel manchar ou descascar devido à umidade é relativamente alto. Além disso, os banheiros sem janela geralmente são menores, e ao descartar o uso de armários você ainda promove sensação de amplitude para o espaço. Então, em vez de armários, você pode optar por cestos, caixas, prateleiras de vidro, entre outras opções super charmosas.

4. Aproveite o poder das plantas

Além de deixar o local mais tranquilo e aconchegante, as plantas ainda auxiliam na renovação do ar e afastam a sensação de confinamento, tornando o ambiente mais amigável. Existem diversos tipos de espécies que se dão muito bem em ambientes úmidos e com baixa incidência de luz, como: Samambaia, Mini Espada-de-São-Jorge, Lírio da Paz, Violetas, Babosa, Zamiolucas, etc.

5. Invista em elementos vazados

Uma boa dica para deixar o banheiro mais leve, amplo e bem decorado é por meio da divisória de cobogó ou outro material vazado. Com isso, você aproveita melhor a iluminação e ventilação que acaba circulando no espaço.

6. Não se esqueça da iluminação

A iluminação de banheiros sem janela deve ser elaborada com muito cuidado. Além de pontos de luz no teto e ao lado do espelho, você pode abusar da criatividade para iluminar outros pontos do local, como nichos, prateleiras e até mesmo a bancada.

7. Instale um desembaçador de espelhos

É fato que após o banho, os espelhos levam mais tempo para desembaçar. Uma boa opção para resolver esse problema e prevenir umidade excessiva é por meio do desembaçador de espelhos. Ele nada mais é do que um filme térmico colocado por trás do espelho que impede a condensação dos vapores do banho, mantendo o espelho desembaçado por completo.

Então, agora que você conhece algumas soluções para banheiros sem janelas, já pode ficar despreocupado. Sabemos que esse modelo pode assustar um pouco no início, mas graças à tecnologia, existem cada vez mais opções para tornar o ambiente mais agradável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *