Como subir móveis grandes em prédios?

Como subir móveis grandes em prédios

Esta dúvida é muito recorrente e geralmente é vista com uma dose de desespero, já que para muitos isso pode custar além do que se imagina ou pela parte burocrática em si. Subir com móveis grandes em prédios requer antes de mais nada, cuidado e segurança pois um passo em falso pode causar não apenas prejuízos financeiros como acidentes.

As principais formas de subir móveis grandes, se referem à contratação de empresa especializada, estas podem ser de içamento vertical através do aluguel de guindaste ou de caminhão munck.

Veja abaixo outras informações sobre o assunto.

Içamento vertical

O que é

Nada mais é que içar uma carga verticalmente, neste caso, de fora para dentro do apartamento por meio de cordas e roldanas. Normalmente ocorre de não ser permitido o acesso de caminhões ao condomínio e por isso, a qualificação e expertise do motorista e demais profissionais envolvidos deverá garantir a seguridade do seu objeto chegar sem avarias ao apartamento.

Casos indicados

Esta opção por ter um custo mais elevado diante das demais opções, só é usada em últimos casos, onde o objeto – carga – é grande ou pesado demais e dessa forma só é possível o transporte por meio do içamento. É usado com pianos, sofás, mesas, entre outros.

Cuidados

Muito além de avarias, deve-se ter cuidado com as vigas. Para este tipo de serviço, a empresa precisa possuir certificação do Corpo de Bombeiros e os profissionais envolvidos e in loco devem estar equipados com equipamentos de proteção individual, o EPI, montar área de contenção para evitar que pessoas estejam no perímetro do içamento, comunicar moradores para que não fiquem em janelas ou varandas no momento do serviço.

As empresas também não realizam o transporte em dias de chuva ou vento forte pois pode interferir na estabilidade do objeto e ocasionar acidentes.

Aluguel de guindaste

O que é

Esta opção é bastante usada na construção civil dada a sua capacidade de erguer cargas de elevadíssimo peso com precisão e rapidez, já a sua potência varia conforme o modelo da máquina e podem ultrapassar as 200 toneladas facilmente. É composto por uma torre móvel que vai aumentando ou diminuindo conforme a necessidade da altura, cabos e roldanas que pelo içamento vertical elevam a carga até o local e altura desejada.

Casos indicados

Por ter uma capacidade de peso elevada, esta opção deve ser encarada em último caso já que seu custo também é mais elevado.

Cuidados

Por ser fixo ao chão este tipo de transporte oferece mais segurança que o munck pois suporta uma carga maior. Os operadores da máquina precisam ser de elevada experiência pois um erro ínfimo pode causar acidentes até fatais. Algumas vezes são usados contrapesos e são necessários conhecimentos matemáticos para garantir o sucesso da operação.

Caminhão munck

O que é

Muito semelhante ao guindaste, sua diferença praticamente se restringe em ter um limite menor de carga, cerca de 20 toneladas pelo fato de não ser fixa ao solo. Seu uso é bastante comum na construção civil e setor industrial e sua agilidade e praticidade é o principal aliado na escolha frente ao guindaste.

Casos indicados

Hoje é bastante difundido por demandar menor investimento e mais acesso de tráfego em rodovias, seu controle também não exige profissional especializado, no entanto há um limite de carga para içar, que deve ser verificado com antecedência para não ocasionar transtorno.

Cuidados

É necessário que a superfície que esteja seja plana e o veículo permaneça parado; ele apenas faz o içamento vertical e não realiza movimentos na horizontal. Antes da operação um técnico deve verificar a carga e altura para que seja feita a especificação do modelo necessário. Salienta- se que deve haver uma margem de segurança para garantir a segurança do procedimento.

Estas opções apresentadas geralmente são as últimas a serem consideradas, sempre se espera não precisar usar por serem mais custosas e demandarem mais atenção. Contudo, não exclui a necessidade de contratar uma empresa para as demais mobílias e objetos.

Conclusão

Mudanças representam uma transição de fase e os percalços são comuns neste momento, então a contratação de empresas com profissionais qualificados e preparados pode minimizar a dor de cabeça inerente a este período.

Espero que essas dicas tenham te ajudado a saber como subir móveis grandes em prédios. Se você está em busca de comprar um apartamento de luxo, conte com a Mercatto Imóveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *