Apartamentos na Planta: O que fazer para não errar na compra

Apartamentos na Planta O que fazer para não errar na compra

Alguns cuidados básicos, tais como escolher uma imobiliária de confiança, são essenciais na hora de comprar apartamentos na planta.  Essa é uma opção para quem deseja comprar imóvel, mas não tem urgência em se mudar ou quer apenas investir. Como é o caso de pessoas que estão planejando se casar ou aquelas que querem obter um retorno financeiro futuramente. Dessa forma, quando se casarem terão seu próprio imóvel e a certeza de que ele de fato é novo. Muitas são as vantagens dessa opção. No entanto, para não correr riscos é muito importante tomar alguns cuidados.

Quer saber o que fazer para não errar ao escolher apartamentos na planta? Leia o restante desse post para aprender mais.

Apartamentos na planta: o que fazer para uma compra de sucesso

  1. Escolha uma boa imobiliária 

O primeiro e mais importante passo ao comprar um apartamento na planta é procurar uma imobiliária de confiança.  Comece visitando o site, leia as informações contidas nele dando atenção especial ao currículo dos corretores. Verifique se eles possuem cadastro ativo no CRECI. Basta acessar o site e fazer a consulta usando o número de registro informado no site da imobiliária. 

Outra dica é buscar referências com pessoas que já são clientes da imobiliária escolhida. Veja no site do Reclame Aqui se há registro de reclamações. Caso encontre, veja qual é o posicionamento da empresa e como ela resolveu a questão. 

  1. Visite o stand e o decorado

Optar pela compra de um imóvel ainda na planta pode causar insegurança em relação ao imóvel.  O stand de vendas tem como principal objetivo permitir que o cliente conheça todos os detalhes do seu novo apartamento. 

Ao visitar o local, você terá acesso às seguintes informações:

  • Localização do imóvel;
  • Valor e formas de pagamento; 
  • Planta; 
  • Memorial Descritivo; 
  • Prazo de entrega.

Uma dica que não pode jamais ser esquecida é a visita ao decorado. Essa é uma forma de permitir que o cliente perceba como será seu novo imóvel.  Além disso, ao conhecer o decorado com as mesmas dimensões do apartamento, você conseguirá de forma prática perceber se a estrutura atende as necessidades da sua família. 

  1. Documente todas as condições do contrato e registre no cartório de imóveis

Essa atitude é a única forma de garantir que os envolvidos cumprirão o que foi combinado.

Veja abaixo alguns itens que não podem faltar no contrato de compra e venda de apartamentos na planta. 

  • Informações completas sobre a imobiliária, incluindo local de funcionamento e nome do corretor responsável pela venda com a identificação do CRECI.
  • Dados do comprador do imóvel.
  • Memorial descritivo: nesse documento é registrado todas as informações sobre o imóvel, desde a estrutura até o acabamento.
  • Condições de pagamento. 
  • Valor da multa por não cumprimento das condições do contrato, tais como desistência, atraso na entrega do imóvel, má qualidade da obra, entre outros. 
  • Prazo de entrega.

Após registrar todas as informações necessárias em contrato, procure o Cartório de Registro de Imóveis da sua cidade para registrar o documento. Dessa forma, você estará seguro caso a imobiliária não cumpra com as condições acertadas em contrato. 

  1. Leia com atenção o memorial descritivo do imóvel

Quando o assunto é a compra de apartamentos na planta, muitas pessoas ficam inseguras por não poder ver a obra já construída. No entanto, isso não é motivo para não investir seu dinheiro e assim comprar um novo imóvel. Para que você tenha segurança e também conheça de forma detalhada como será sua nova casa, as imobiliárias devem fornecer o memorial descritivo. Nele você vai encontrar de forma detalhada todos os detalhes da construção, desde a infraestrutura ao acabamento do imóvel. 

Além disso, é preciso que ele apresente também todas as etapas, bem como os prazos pré-estabelecidos para conclusão. Dessa forma, você terá toda a segurança de que o imóvel estará pronto na data combinada. Não feche o negócio, sem antes ler o memorial descritivo com bastante atenção e quantas vezes forem necessárias.

  1. Acompanhe o andamento da obra o mais perto que puder

Esse é um cuidado que você precisa ter na hora de comprar o seu imóvel na planta. Acompanhar o desenvolvimento da obra é fundamental para saber se os prazos estão sendo cumpridos. Seu corretor será o responsável por lhe fornecer informações atualizadas e documentadas sobre o andamento da obra. 

  1. Esclareça todas as dúvidas

Após seguir as 5 sugestões de como fazer ao optar por comprar apartamentos na planta, é importante ter em mente que podem surgir dúvidas. Sendo assim, o próximo passo é anotar todos os questionamentos que ficarem e conversar com o corretor de imóveis que você escolheu. 

Não feche o negócio antes de ter certeza que todas as informações necessárias foram esclarecidas. É muito importante que você tenha total segurança ao efetuar a compra, afinal esse é um grande investimento para o futuro.

Apartamentos na planta: quais as vantagens

  1. Aumento do seu patrimônio

Comprar apartamentos na planta é uma forma de investir em imóveis de alto padrão e ainda assim pagar um preço melhor. De acordo com informações publicadas no site Imóveis Estadão, os imóveis comprados na planta são valorizados entre 20% a 50%. Ou seja, é uma forma eficaz e lucrativa de aumentar seu patrimônio.

  1. O acabamento interno pode ser escolhido por você

No memorial descritivo você encontrará todas as informações que precisa sobre o acabamento interno do seu apartamento. No entanto, você poderá fazer alterações no layout e no acabamento, uma vez que o imóvel está em construção. Sendo assim, você poderá definir todos os detalhes do acabamento interno e deixar o seu apartamento com a sua cara. Aproveite a oportunidade para fazer as mudanças necessárias, como troca de paredes, mudança no tipo de material de acabamento, entre outros.

  1. Documentos regularizados na entrega do imóvel

Um das principais vantagens da compra de apartamentos na planta é o recebimento do imóvel totalmente regularizado. Sendo assim, a partir do momento da entrega das chaves você não terá mais preocupações com a parte burocrática.  

  1. Infraestrutura de qualidade

Você será o primeiro morador do imóvel, portanto problemas de infraestrutura não farão parte de sua nova realidade. Além disso, por ter acesso ao memorial descritivo você saberá exatamente quais os tipos de materiais foram usados no acabamento. Dessa forma, não terá preocupações com adaptações ou reformas, pois seu imóvel é novo e você pode fazer isso enquanto ele estava sendo construído. 

Conclusão

A compra de um imóvel é um momento importante, por isso precisa ser feita com calma e cautela. Escolher uma imobiliária que lhe ofereça as melhores condições e total segurança na hora de fechar o negócio é primordial. A compra de apartamentos na planta é uma opção bastante vantajosa, pois você poderá comprar o imóvel que deseja por um preço bastante atrativo. Além disso, a taxa de valorização faz com que o investimento traga retornos muito bons, caso escolha vender o imóvel posteriormente. 

Se você está procurando apartamentos na planta no mais alto padrão de qualidade localizados em Itapema, a Mercatto Imóveis oferece os melhores. Entre em contato ainda hoje, clique aqui para conversar com um de nossos corretores. Teremos prazer em atendê-lo. 

Garanta seu mais novo investimento com a Mercatto Imóveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *