Reformar apartamentos usados: dicas que valem a pena

Só falar em reforma de um apartamento usado muitas pessoas entram em desespero, pois sabe a dor de cabeça e gastos que trazem se não for bem planejada e pensada.

Para isso não acontecer, ao começar uma reforma precisa em primeiro lugar ter planejamento e orientação de profissionais especializados, que tenham experiência e empresas sérias.

Ainda mais em um apartamento usado pois assim não terá tantas dores de cabeça e gastos em excesso. Confira agora as vantagens de reformar um apartamento usado e algumas dicas essenciais.

Vantagens de reformar um apartamento usado

Na grande maioria das vezes, imóveis desse tipo precisam que seja reformado o encanamento e a parte da fiação.

Problemas nessas áreas podem significar paredes quebradas e necessidade de mudança em toda a estrutura. Pois em uma reforma não se pode visar só a estética mas é preciso lembrar antes de tudo da segurança.

Falando em segurança, não se pode esquecer que além da mão de obra dos pedreiros qualificados é importante ter o acompanhamento de um engenheiro ou arquiteto pois muitas vezes é exigida uma ART ou RRT.

Um profissional experiente saberá que é importante ter em mãos o projeto original do apartamento na planta. Pois com o projeto será possível identificar onde está a parte elétrica, circuitos elétricos, encanamentos, assim evitando problemas com rompimento de canos, etc.

A vantagem de um imóvel usado é que a grande maioria tem bastante espaço e dá para fazer uma boa transformação nos ambientes conforme planejado.

Com uma reforma bem feita, material de qualidade e com bons profissionais o imóvel antigo poderá ficar igual ou até melhor que um novo. Sem contar que precisa ser pensado antes de qualquer coisa se o imóvel está bem localizado e com boa infraestrutura.

Pois se for feita uma transformação em um imóvel que fica em um bairro em expansão, por exemplo, a valorização é certa e vale sim a pena todo o empenho e dinheiro gasto.

Um apartamento usado bem reformado fica aconchegante e traz vida ao lar. No entanto, pode ser bem cansativo todo o processo de reforma até obter o resultado desejado.

Se resolver vender o imóvel depois da reforma precisa pagar imposto sobre o lucro que teve com a venda.

Se essa reforma o valorizou, o valor usado nas obras deve ser abatido do valor total do imposto a ser pago. Mas deve-se comprovar os gastos por meio de comprovantes e notas fiscais.

Dicas para reformar apartamentos usados

1. Faça uma reserva financeira para imprevistos que podem aparecer

Só comece a obra depois dos materiais comprados e dos profissionais contratados. Para evitar parar a obra no meio por falta de material ou profissional.

2. Tenha planejamento e faça os cálculos para verificar até quanto poderá gastar

O financeiro é importante, afinal, a reforma precisa caber no seu orçamento. Portanto, faça um planejamento e calcule os gastos da futura obra.

3. Não vise só a parte estética, segurança sempre em primeiro lugar

É importante verificar a estrutura do apartamento. Problemas com a estrutura podem comprometer todo o prédio e não só o seu imóvel.

4. Escolha bons profissionais e empresas sérias.

Não procure só pelo preço, vise também a qualidade do material e do profissional. Lembre-se de verificar se o material tem garantia, se o profissional possui referências de trabalhos anteriores, etc.

5. Faça um cronograma com todas as mudanças que serão feitas no imóvel

Sempre é bom ter um planejamento da reforma com data de início e fim de cada etapa executada. Dessa forma fica mais organizado e terá uma noção se a reforma está atrasada, adiantada ou no prazo combinado.

6. Se atente aos pequenos reparos

Interessante também é aproveitar já que está “quebrando tudo” para fazer uma revisão e se for necessário até trocar tomadas, interruptores, disjuntores, quadro de energia, chuveiro, lâmpadas, etc

É bom verificar se não tem ralos, pias entre outros entupidos evitando assim mais pra frente trazer dores de cabeça para o futuro morador.

Conclusão

Esperamos que esse post tenha ajudado para que você possa reformar o seu apartamento usado.

No entanto, se você quer evitar dor de cabeça com reforma e quer comprar um apartamento de luxo pronto para morar entre em contato com a Marcatto Imóveis e conheça as opções disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *